Geral Feira de Santana-BA
Conselho da Pessoa com Deficiência debate transporte coletivo urbano
Na última quarta-feira, dia 12 de junho, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) de Feira de Santana realizou importante reunião pa...
17/06/2024 16h36
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA

Na última quarta-feira, dia 12 de junho, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) de Feira de Santana realizou importante reunião para discutir temas relacionados ao transporte coletivo urbano e à atualização dos cadastros das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atendem à pessoa com deficiência no município.

O encontro, que contou com a presença da presidente do CMDPCD, Rosylene Oliveira Costa, e do diretor de Planejamento e Estatísticas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), Elimar Oliveira, girou em torno da legislação regulamenta o serviço de transporte coletivo urbano no que diz respeito à isenção da tarifa para pessoas com deficiência.

Durante o debate, os conselheiros e representantes das pessoas com deficiência puderam apresentar suas demandas e sugestões para aprimorar a acessibilidade e a qualidade do transporte público para esse segmento da população. Entre os pontos abordados, estiveram a necessidade de aumentar o número de veículos adaptados, garantir a presença de elevadores e rampas de acesso, além de melhorar a capacitação dos motoristas e cobradores no atendimento às pessoas com deficiência.

Atualização dos cadastros das OSCs

Na mesma reunião, foi aprovada a atualização dos cadastros das OSCs que atuam na área da pessoa com deficiência no município. A medida visa mapear as entidades que prestam serviços à esse público, identificando suas necessidades e potencialidades, a fim de fortalecer as políticas públicas de inclusão social.

Para tanto, o CMDPCD realizará visitas a todas as OSCs cadastradas, a fim de conhecer de perto seus projetos e atividades. A iniciativa busca promover um diálogo mais próximo entre o Conselho e as entidades, fomentando a cooperação e o trabalho em rede para garantir os direitos das pessoas com deficiência em Feira de Santana.