Geral Feira de Santana-BA
Desafios da comunicação abordados durante II Encontro Baiano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Foi aberto nesta quinta-feira (1º), em Feira de Santana, o II Encontro Baiano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. O evento, promovido pelo ...
01/08/2024 17h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA

Foi aberto nesta quinta-feira (1º), em Feira de Santana, o II Encontro Baiano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-Bahia), segue até esta sexta-feira (2) no Campus da Unex. Durante a solenidade de abertura, a secretária de Comunicação Social, Renata Maia, representou o prefeito Colbert Martins Filho, que se ausentou devido ao cumprimento de agenda fora da cidade.

A titular da Secom também participou da mesa-redonda "Comunicação Contábil: Descomplicando a Informação para os Diversos Atores Políticos e Sociais", que contou com as presenças do contador Joaquim Galvão, da contadora Germane Sacerdote, do prefeito do município de Anguera, Mauro Vieira, e da vereadora do município de Alagoinhas, Juci Cardoso.

Em sua fala, a secretária Renata Maia observou que termos como LDO, LOA e remanejamento, embora comuns no universo da gestão pública, muitas vezes são incompreensíveis para o cidadão comum. "A comunicação institucional tem um papel fundamental em dar transparência à população sobre todos os dados do município", afirmou. "Explicar o que é uma emenda parlamentar, como os recursos são aplicados e quais são as prioridades da gestão é essencial para que a população possa cobrar dos gestores e participar ativamente da vida pública", considerou.

Um dos grandes desafios da comunicação contábil é adaptar a linguagem técnica para que seja compreendida por todos os públicos, desde a dona de casa até o especialista em contabilidade. A secretária destacou que a Secom tem trabalhado para simplificar os termos técnicos e utilizar recursos visuais, como infográficos e vídeos explicativos, para facilitar o entendimento da população.

"Precisamos comunicar para todos, desde uma dona de casa, que às vezes nem foi alfabetizada, até um juiz ou contador, que é expert no assunto. Então, precisamos nos comunicar com todas essas esferas, porque é uma comunicação pública", explicou Maia.

Ela relatou que a Secretaria de Comunicação Social tem obtido resultados positivos com suas iniciativas de comunicação contábil, como o aumento do acesso da população às informações sobre o orçamento municipal e a maior participação em consultas públicas. "Ao tornar a informação pública acessível, a gestão pública ganha em credibilidade e legitimidade. A população, por sua vez, passa a ter mais condições de acompanhar e avaliar as ações do governo, contribuindo para uma gestão mais participativa e democrática", destacou a secretária.