Estudantes de 15 escolas municipais de Feira de Santana se apresentarão na 16ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). Quem abre a maratona de participações é a Escola Municipal Regina Vital, com a apresentação “Literatura, folclore e suas manifestações culturais”, na terça-feira, 26, à tarde, seguida por declamação de poemas pelos estudantes da Escola Municipal Edelvira de Oliveira. O festival segue até 1º de outubro.
Na quarta-feira, 27, tem contação de história com a Escola Municipal Eurides de Oliveira Queiroz, dramatização com os estudantes das Escolas Municipais João Paulo II e Monsenhor Jessé Torres Cunha e declamação de poemas com a turma da Acioly da Silva Araujo. O encerramento, neste dia, fica por conta dos pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil Judite Alencar Marinho com cordel em homenagem a Maria Quitéria.
O Centro Municipal de Educação Infantil Vanda Pinheiro Franco faz a primeira apresentação da quinta-feira, 28, com a culminância do projeto “Brincando e Aprendendo com Parlendas”. À tarde, é a vez das escolas municipais Celso Ribeiro Daltro e Dr. Nilton Bellas Vieira com as apresentações de Maculelê e a Lenda da Iara e o projeto “Nordeste”, respectivamente.
Na sexta, 28, o forró toma conta da Flifs, com a dança junina dos estudantes da Escola Municipal Doutor João Duarte Guimarães. O palco também vai receber os clássicos “Chapeuzinho Vermelho”, “João e o Pé de Feijão” e a “Escolinha do Sítio do Pica Pau Amarelo” apresentados pela turminha do Centro Municipal de Educação Infantil Neusa dos Santos Brasileiro e da Escola Municipal Adelice Cavalcante.
Para fechar com chave de ouro, ainda no dia 28, os estudantes da Ernestina Carneiro levam à Flifs a narrativa dramatizada “Mulheres do 2 de Julho na Bahia” e contação de histórias com a Escola Municipal Padre Giovanni Ciresola.