Na manhã desta quarta-feira (20), a Câmara Legislativa comemorou os 67 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), na sede da entidade, em sessão solene transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube .
O autor da homenagem, deputado Wellington Luiz (MDB), saudou os servidores da empresa, que merecem “reconhecimento e valorização”. Ele reafirmou seu compromisso na “luta histórica pela alteração do regime” dos trabalhadores da Novacap, ao destacar a importância da companhia para a história de Brasília.
“A vida dos servidores se confunde com a história de Brasília”, reforçou a deputada Doutora Jane (MDB), ao parabenizá-los pela “zeladoria” da cidade: “São 67 anos de história com Brasília”.
Estatal
Por sua vez, o deputado Chico Vigilante (PT) narrou os desafios para evitar a privatização da companhia e fortalecê-la. A Novacap é “uma senhora de 67 anos com muita saúde, que vai continuar a fazer a transformação dessa cidade”, disse, ao citar que existe a “mão da Novacap” em diversos locais, a exemplo dos hospitais, postos de saúde, aeroporto e escolas. “Precisamos ratificar o compromisso de manter a Novacap como empresa estatal para o bem do DF”, atestou.
“A Novacap está em tudo”, elogiou o deputado Pepa (PP), que parabenizou cada um dos servidores pelo trabalho eficaz.
A dedicação dos servidores e a importância da parceria entre a Novacap e os demais órgãos do DF foram enfatizadas pelo secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Gutemberg Gomes; pelo presidente da Caesb, Luís Antônio Reis e pelo presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rôney Nemer.
“A mudança de regime para estatutário é o melhor presente”, acrescentou Nemer. O apoio ao regime próprio para os servidores também foi endossado pelo presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Raimundo Ribeiro. “A valorização do servidor é que faz a relevância da Novacap”, salientou. Ele lembrou que a Novacap chegou para ajudar na construção da capital, ao assinalar que a companhia tem 67 anos e Brasília, 63.
Vanguarda
Ao agradecer a homenagem da CLDF, o presidente da Novacap, Fernando Leite, declarou que a história da companhia está presente no coração dos brasilienses. “O desafio da Novacap é cultivar a história de modernismo e vanguarda de Brasília”, afirmou Leite. Para o futuro, o presidente defende os pilares do modernismo, tecnologia e valorização dos trabalhadores.
Em nome dos trabalhadores, a servidora Shirley também agradeceu a homenagem. Kaline Gonzaga, primeira mulher a ocupar a presidência do Conselho de Administração da Novacap, recebeu moção de louvor da CLDF pelos relevantes serviços prestados à população do DF. Além dela, outros servidores da Novacap também foram condecorados pela Casa.
Franci Moraes - Agência CLDF