Nesta quinta-feira (21), entra na programação daTV Brasila série independenteCanal da Quebrada, que conta histórias de inovação e sucesso de moradores das periferias do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A série chega à emissora por meio do edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro – Prodav/TVs Públicas, que é uma parceria daEmpresa Brasil de Comunicação(EBC) com aAgência Nacional do Cinema (Ancine).
Em setembro, aEBCpassa a distribuir às televisões públicas (universitárias, comunitárias, educativas e culturais) as obras selecionadas pela terceira edição do Prodav. No total, são 75 obras das cinco regiões do país, sendo 46 documentários, 15 animações e 14 obras de ficção, que somam 238 horas de conteúdo.
A escolha dos programas, voltados a todos os públicos, foi realizada em janeiro de 2020. O primeiro edital de seleção foi publicado em março de 2018. Além doCanal da Quebrada, está disponível para distribuição a obraMitos Vivos.
As emissoras públicas interessadas em ter acesso aos programas precisam assinar um termo de adesão, fazer cadastro e enviar os documentos de comprovação para a Central de Atendimento daEBC .
Se a documentação estiver completa, a empresa receberá umlogine senha para acessar os conteúdos.
Para facilitar a identificação do material, as correspondências devem ser identificadas com o nome da obra, número do edital, nome da produtora e região do país onde a obra foi selecionada.
O Prodav/TVs Públicas é uma parceria entre a Ancine, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e aEBCpara incentivar a produção de conteúdo regional e independente e também a oferta para as emissoras públicas de televisão.
Cabe àEBCacompanhar o processo de produção dos conteúdos audiovisuais, validar tecnicamente as produções em conformidade com as normas técnicas da empresa e distribuir os programas às televisões públicas que aderirem.
A primeira edição do Prodav/TVs Públicas foi lançada em 2014. A segunda edição ocorreu em 2015; e a terceira, em 2018. O programa ainda tem apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da Associação Brasileira de Televisão Universitária e Associação Brasileira de Canais Comunitários.
Mais informações podem ser obtidas na página daEBCdedicada ao Prodav .