Nesta sexta-feira (27), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemora 20 anos de atuação em Feira de Santana. Para marcar a data, foi promovido um almoço para os funcionários com pratos típicos da Bahia, a exemplo do vatapá, caruru, frango cozido, farofa de dendê e moqueca.
A enfermeira Mary Ellen Argolo, que faz parte da equipe desde 2024, expressou seu sentimento de realização: “Quando soube da chegada do SAMU, fiquei empolgada. Esses vinte anos foram de muito aprendizado; cada dia é único e exige amor pelo que fazemos”, pontuou.
Karine Nascimento, coordenadora médica do SAMU, que chegou ao serviço há pouco mais de dois anos, compartilha sua motivação.
“O SAMU representa um sonho de estudante realizado. Simboliza o amor ao próximo em momentos críticos que o atendimento no tempo mínimo necessário pode mudar vidas”, enfatiza Karine.
A secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, destacou os avanços do serviço, que já realizou mais de 19 mil atendimentos desde janeiro até o início deste mês .“Descentralizamos o atendimento com novas bases, incluindo a do Shopping Popular, e ampliamos a frota para 20 ambulâncias em operação”, pontua.
A coordenadora-geral do SAMU, Maiza Macedo, enfatizou a importância do serviço em sua trajetória. “Salvamos muitas vidas e ajudamos a evitar sequelas permanentes por meio de um atendimento ágil e oportuno”, disse emocionada.
Maiza ainda ressaltou a integração com outras unidades de saúde, destacando que o SAMU atende emergências 24 horas por dia, pelo número 192.