A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lança edital de chamada de artigos para a revista Bahia Análise & Dados (BA&D) sobre o tema Educação: direito fundamental. O edital pode ser consultado no site da SEI (www.sei.ba.gov.br), onde é possível conferir os eixos temáticos e as regras de submissão e seleção de artigos.
O edital é aberto para inscrição de artigos científicos, tecnológicos e resenhas críticas, com data-limite para submissão até o dia 18 de dezembro de 2023 e previsão de lançamento em junho de 2024. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail baeduc@sei.ba.gov.br e pelos telefones (71) 3115-4707/4800/4705.
A edição se inspira na Educação enquanto requisito essencial para o desenvolvimento econômico e social das nações. A meta de “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” caracteriza o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e evidencia o esforço da organização em sensibilizar os governos em prol de iniciativas voltadas para o tema e que gerem melhorias nos indicadores socioeconômicos e na vida das pessoas.
O edital justifica a relevância do tema, tendo em vista que, embora o Brasil tenha apresentado melhorias no nível educacional da população nas últimas décadas (aumento nas taxas de matrícula na educação básica, redução do analfabetismo entre os jovens e aumento no número de indivíduos com nível superior, por exemplo), diversos problemas ainda precisam ser enfrentados, como o abandono escolar, a defasagem de aprendizado e as desigualdades no acesso à educação, relacionadas à raça/cor, ao gênero/sexualidade, às pessoas com deficiência e às questões geográficas.
A revista Bahia Análise & Dados (BA&D) é um periódico publicado semestralmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento estadual. Editada e registrada no International Standard Serial Number (ISSN) desde 1991, essa publicação está indexada na Library of Congress, no Ulrich’s Periodicals Directory, no Diadorim/IBICT, no Latindex-Diretório e no sistema Qualis/Capes. Conta com o padrão de identificação de documentos digitais na internet Digital Object Identifier (DOI), o que aumenta sua visibilidade e a valoriza, ao tempo que facilita a busca do usuário pelo texto, além de garantir a autenticidade dos artigos. Os seus números mais recentes estão disponíveis para consulta no site da instituição (www.sei.ba.gov.br), na seção Publicações SEI.
Fonte: Ascom/SEI