Por Assessoria Gurupi+Tech
Em sua 9° edição, a Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (9ª SICTEG), passa a se chamar Gurupi +Tech e acontecerá dos dias 25 a 27 de outubro, no Campus I da Universidade de Gurupi (UNIRG). Além da tradicional programação acadêmica, vai contar também com uma programação cultural e de negócios.
A SICTEG, conhecida como a maior feira científica, tecnológica e de inovação do Tocantins, e agora com o novo formato, mais tecnológica e mais digital, vai promover uma maior integração entre instituições de ensino e o setor empresarial, promovendo intenso networking entre acadêmicos, instituições, empresas e o público em geral.
A Gurupi +Tech é realizada em parceria entre Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o SEBRAE. A co-realização fica a cargo da Universidade de Gurupi (UnirG), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG). São parceiros do evento o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Social do Comércio (SESC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e a BRK Ambiental.
Fomentado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), o evento é pensado para gerar maior conhecimento, networking, incentivo aos negócios, arte e cultura, conectando os atores participantes dos vários ambientes acadêmicos, os diversos níveis de governo, empreendedores e a cadeia produtiva de Gurupi e toda região Sul do Estado.
Com o tema “Ciências Básicas para um Desenvolvimento Sustentável” a Gurupi + Tech fará alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, definido pelas Nações Unidas junto à Unesco, cujo objetivo é ressaltar a ligação entre ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentando 11 das 17 ODSs existentes, para assim, promover maior aproximação entre ciências e população.
Durante o evento, haverá mini cursos, palestras e mesas redondas. Cerca de 250 pesquisas científicas serão apresentadas em uma demonstração da capacidade inventiva e empreendedora das novas gerações, sendo 40 delas selecionadas para se apresentarem também na Arena Científica, com transmissão ao vivo nas redes sociais e os melhores trabalhos concorrerão a prêmios.
Na Arena Inovação, realizada pelo SEBRAE, acontecem as maratonas tec, competições de soluções inovadoras e tecnológicas além de palestras e apresentação de startups.
O espaço kids e teens conta com parque de diversões, games e encontros de cosplays. Já no palco da Arena Cultural haverá apresentações artísticas: dança, teatro, shows regionais, além de um mega Luau as margens do charmoso lago UnirG, que possui uma vista cinematográfica.
Dentro da programação da Gurupi +Tech acontece ainda, a Fenesul, uma realização da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG). Mais de 50 stands receberão expositores com produtos e serviços diversos em condições especiais de negociação. Instituições financeiras estarão presente no evento com linhas de crédito pensadas exclusivamente para a feira. Aos expositores será disponibilizada consultoria com o SEBRAE.
O evento contará com espaços para feirões de veículos, máquinas e equipamentos, além de feirões de móveis, imóveis e de materiais para construção, todos com linhas de créditos, praticadas somente durante a Gurupi + Tech. No Pavilhão do Desenvolvimento, dezesseis agroindústrias da região vão estar presente mostrando suas potencialidades.
Haverá ainda, espaços para a economia criativa, espaço agro e praça de alimentação. A entrada para a Gurupi +Tech é gratuita.