A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem desempenhado um papel fundamental no fomento à pesquisa e ao fortalecimento da ciência no estado. Por meio de editais de apoio a eventos científicos, a Fundação tem beneficiado uma série de atividades que têm promovido a integração entre pesquisadores, profissionais, estudantes e a sociedade em geral.
Em janeiro deste ano, com o objetivo de apoiar financeiramente propostas de realização de eventos de reconhecida relevância científica e tecnológica para o desenvolvimento do Estado do Piauí, a Fapepi publicou o Edital nº 001/2023.
Em nove meses o edital cumpriu seu objeto. Nesse período foram submetidas 108 propostas, das quais 70 foram aprovadas, com o investimento de R$ 576 mil oriundos do Tesouro Estadual. Congressos, simpósios, encontros, jornadas, mostras, colóquios, feiras, entre outras atividades de difusão científica têm sido realizadas com o apoio da Fapepi e gerado resultados positivos para a popularização da ciência.
O trabalho da Fundação tem contribuído para a divulgação do conhecimento científico e a promoção do desenvolvimento da pesquisa em todo o Piauí. Municípios de diferentes regiões foram contemplados pelo edital, como as cidades de Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Pio IX, Paulistana, Floriano, Picos, Campo Maior, José de Freitas, Piripiri, Cocal, Parnaíba, além da capital que abrange um número maior de atividades em virtude da concentração de campi de diferentes Instituições de ensino Superior.
As atividades com financiamento da Fapepi têm beneficiado instituições de pesquisa e de ensino superior e médio, distribuídas entre as das Ciências Humanas, Saúde, Educação, Engenharias, Natureza, com abrangência internacional, nacional, regional, estadual e local que evidenciam a efervescência da ciência e tecnologia no Piauí.
Com o encerramento do Edital nº 001/2023, a Fapepi prepara um novo edital de apoio a eventos científicos, que visa a beneficiar propostas a serem executadas em 2024.