Na tarde da última terça-feira (29), representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), apresentou à Prefeitura de Candeias uma proposta de parceria para a implantação de novos cursos profissionalizantes, que busca atender principalmente o setor de Petróleo e Gás.
O encontro aconteceu na Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, Salvador, e contou com a presença dos secretários John Kleber (Gestão), Jorge da JM (Trabalho e Empreendedorismo) e Gil Soares (Indústria e Comércio).
A proposta, apresentada pelo Senai, prevê a oferta de onze cursos em áreas como Plataformista, Torrista, Sondador, Caldeireiro Industrial, Soldador por Eletrodo Revestido, Soldador MiG/MAG, Montador de Andaime, Almoxarife, Operador de Empilhadeira à Combustão, Operação de Caminhão Guindauto-Munck e Operação de Caminhão Guindauto.
A iniciativa busca capacitar pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social, como Bolsa Família, entre outras ações sociais definidas pela Prefeitura, para atuar em setores estratégicos da área de Petróleo e Gás, promovendo a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento local. “Precisamos realmente educar as pessoas no conceito de emprego e renda, mas que seja algo efetivo, não é apenas qualificar por qualificar, mas com o objetivo de que o munícipe seja inserido no mercado de trabalho”, afirmou John Kleber.
O Senai, que já tem parceria com a Prefeitura desde 2019, será responsável pela gestão educacional, coordenação técnica e pedagógica dos cursos, além de fornecer material didático e certificados de conclusão aos alunos aprovados.
Ficou acordado entre as partes que o município e a instituição farão uma nova reunião para discutir a aplicação dos cursos profissionalizantes na cidade.