A sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Alagoinhas recebeu uma ação de imunização voltada aos seus assistidos. A iniciativa foi realizada nesta terça-feira, 20, pela equipe da Central de Imunização, da Vigilância Epidemiológica.
Ao todo, foram disponibilizadas 120 doses de vacinas, incluindo imunizantes contra gripe, HPV, tétano, febre amarela, tríplice viral e meningocócica ACWY. A ação teve como objetivo facilitar o acesso do público específico da Apae à imunização, garantindo proteção e cuidado à saúde de um público considerado prioritário. Com as vacinas ofertadas, foi possível fazer a atualização do cartão de vacina dos usuários da instituição.
A Secretaria de Saúde (Sesau) atendeu à solicitação feita pela Apae, conforme explica a assistente social Rita de Cássia do Amor Divino. “Devido à comorbidade de cada um, nossos assistidos são um público que precisa desse cuidado específico. Com a vacinação feita aqui, além da facilidade de acesso, há também a familiarização deles com o procedimento, já que muitos deles têm uma resistência grande à vacina. A Sesau teve total disponibilidade para nos atender”, afirmou.
A presença da equipe de saúde na instituição também teve impacto direto no bem-estar dos usuários. Para o psicólogo Tadeu Bastos, ações como essa reduzem o estresse e aumentam a adesão ao cuidado. “A presença dos alunos incentivando uns aos outros a receber a vacina já é um auxílio. Além disso, estar na ‘casa’ deles, onde eles se sentem à vontade e acolhidos facilita a adesão, destacou.
Segundo a enfermeira Vanessa Oliveira, a iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Saúde em ampliar o acesso aos serviços. “A vacinação nesse formato representa um avanço significativo para a saúde. Realizá-la em um ambiente familiar, com profissionais já conhecidos, torna o processo muito mais simples e tranquilo”, explicou.
A Apae de Alagoinhas atende cerca de 200 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, oferecendo cursos, serviços, oportunidades de trabalho e apoio para familiares.
Fotos:Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas