Cidades Alagoinhas - BA
Alagoinhas recebe trens históricos e amplia acervo do Museu Ferroviário
Nesta terça-fei ra (20), chegaram a Alagoinhas três classes, incluindo uma locomotiva (automotriz) fora de funcionamento, entregues ao município p...
20/05/2025 16h30
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA

Nesta terça-fei ra (20), chegaram a Alagoinhas três classes, incluindo uma locomotiva (automotriz) fora de funcionamento, entregues ao município pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). As peças passam a integrar o acervo do Museu Ferroviário da Bahia, localizado na Estação São Francisco, espaço gerido pela Fundação Iraci Gama de Cultura (Figam). A iniciativa visa a promover o turismo, valorizar a cultura local e preservar o patrimônio histórico do município e as classes A servirão para visitação, pesquisa, orientação educacional.

Os equipamentos foram doados pelo Governo do Estado da Bahia à Prefeitura Municipal de Alagoinhas por meio de uma articulação do “Projeto Ver de Trem”, em uma ação conjunta entre a gestão municipal e o governo estadual. A iniciativa contou com o apoio de diversas instituições, como: a Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência Municipal de Trânsito e as secretarias municipais de Governo (Segov), Manutenção (Seman) e Esporte, Cultura e Turismo (Secet).

Os vagões partiram de Salvador no final da manhã e foram transportados até Alagoinhas pela empresa Ibéria, responsável pela logística da operação. De acordo com a professora Iraci Gama, idealizadora da FIGAM, a chegada dos trens representa um marco para o turismo e a valorização da história local. “É mais um passo importante para a preservação da história de Alagoinhas, reforçando o papel fundamental do trem na formação cultural, identitária e educacional da sociedade alagoinhense. Esses trens serão espaço de visitação, pesquisa e educação”, destacou.

As composições passarão por um processo de restauração, incluindo pintura e outras intervenções estruturais. Segundo Iraci Gama, a expectativa é que, no futuro, os vagões sejam transformados em um trem turístico. “Com o trem turístico, poderemos servir não apenas à nossa cidade, mas também a outros municípios, levando a comunidade a reviver a experiência de viajar de trem”, afirmou.