Geral Bahia
Governo do Estado e Hotgen Biotech alinham cooperação para fabricação de testes e inovação em saúde na Bahia
Durante reunião virtual realizada nesta quarta-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues alinhou detalhes para uma parceria de desenvolvimento pr...
21/05/2025 23h52
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

Durante reunião virtual realizada nesta quarta-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues alinhou detalhes para uma parceria de desenvolvimento produtivo (PDP) com a empresa chinesa Hotgen Biotech, líder mundial no desenvolvimento e produção de testes diagnósticos rápidos. Foram debatidos pontos como trâmites técnicos e regulatórios na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), instalação e manutenção de equipamentos, além de treinamento e capacitação dos profissionais.

“É do interesse da Bahia e da Bahiafarma estruturarmos uma relação mais permanente para estimularmos uma parceria de pesquisa e desenvolvimento nessas áreas. Não é só Inteligência Artificial, não são só produtos fitoterápicos. Nós queremos estruturar uma parceria onde a gente possa desenvolver juntos, Bahiafarma e Hotgen, pesquisa e desenvolvimento”, indicou o governador.

O encontro contou com a participação de representantes da companhia chinesa, da secretária da Saúde, Roberta Santana, e da diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes. “Esse assunto é uma prioridade do Ministério da Saúde e do Governo do Estado e a Bahiafarma está aberta a essa parceria. Um grande avanço é a possibilidade de cooperação da Hotgen para a gente montar um centro de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos aqui na Bahia, que vai servir também para a utilização das universidades”, destacou a diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes.

O acordo prevê a produção de testes rápidos para a detecção de diversas doenças, como zika, dengue, covid-19, hepatites B e C, sífilis e malária, em território baiano, por meio da Bahiafarma; que é o laboratório público vinculado ao Governo do Estado. Além disso, está prevista a transferência de tecnologia por parte da Hotgen, o que permitirá à Bahiafarma não apenas fabricar os kits, mas também absorver o conhecimento técnico envolvido no processo. O valor previsto em investimento nos equipamentos supera os R$ 4 milhões, com capacidade para produzir até 200 mil testes por dia.

Com a formalização desta colaboração, a Bahia se tornará um distribuidor de testes para outras partes do Brasil. De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Santana, essa é mais uma etapa dos encaminhamentos de aprovação, avaliação e registro dos testes junto à Anvisa.

“A gente tem uma grande expectativa da aprovação dessa PDP, mas a produção de testes é muito importante para atender toda a demanda do Brasil, junto ao Ministério da Saúde. Então temos muitas perspectivas de desenvolvimento, tecnologia e inovação no ramo de medicamentos, para diminuir a dependência do Brasil e da Bahia no processo de importação”, disse a secretária Roberta Santana.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA