Iniciativas para ampliar a oferta de serviços digitais e facilitar o acesso gratuito à internet são novidades a serem entregues este ano pelo Bahia Mais Digital
Até o final de 2025, a Bahia irá direcionar mais de US$ 8 milhões em recursos para promover o avanço da agenda de transformação digital no Estado. O investimento marca a primeira etapa das atividades do programa Bahia Mais Digital, como resultado do contrato de empréstimo firmado no final do ano passado entre o governo baiano e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Com uma série de ações em diferentes etapas de planejamento e/ou execução, o programa vai viabilizar a entrega ainda este ano de um pacote de novidades que inclui iniciativas para ampliar a oferta de serviços digitais e facilitar o acesso gratuito da população do interior do Estado à internet, promovendo inclusão digital.
“Por enquanto, o foco do nosso trabalho tem sido principalmente a contratação de serviços, mas em breve as primeiras entregas vão começar a chegar ao cidadão”, relata o consultor Daniel Cova, da coordenação-executiva de Transformação Digital da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Boa parte das iniciativas tem como foco a experiência dos usuários da plataforma de serviços públicos digitais BA.GOV.BR ( www.ba.gov.b r). É o caso, por exemplo, de uma ferramenta de comunicação omnichannel que irá tornar o atendimento virtual mais personalizado e acessível, permitindo até a autenticação a distância de documentos.
“Estes recursos irão facilitar a vida do cidadão, ao permitir que mais serviços possam ser prestados de forma inteiramente digital, sem a necessidade de deslocamento até os postos SAC”, explica Daniel. Em paralelo, também está prevista a contratação de uma solução de busca com Inteligência Artificial para tornar mais precisa e eficiente a pesquisa por informações no ambiente da plataforma BA.GOV.BR.
Para completar, uma empresa de consultoria e uma solução de mapeamento em linguagem simples serão usadas para aprimorar os conteúdos sobre serviços disponíveis na plataforma. A linguagem simples é uma abordagem voltada para a comunicação de informações de forma clara, concisa e acessível a todos, independentemente do nível de escolaridade ou conhecimento prévio.
Já para as populações residentes no interior do estado, a principal inovação do programa Bahia Mais Digital é a ampliação da conectividade gratuita via wireless. Atualmente, o estado conta com 345 pontos instalados em 181 municípios. A meta do programa é implantar mais 300 pontos este ano e 449 no próximo, alcançando todos os 416 municípios do interior. Este esforço visa reforçar as iniciativas do Conecta Bahia, um projeto atualmente conduzido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti).
Linhas de atuação – Ao longo de cinco anos, o programa Bahia Mais Digital prevê US$ 52,5 milhões em investimentos, dos quais U$ 42 milhões são decorrentes do empréstimo do BID e os outros U$ 10,5 milhões direcionados diretamente pelo governo do Estado, como contrapartida para o financiamento. A iniciativa conta com três linhas de atuação: transformação digital da gestão pública, transformação digital dos serviços públicos e infraestrutura digital e conectividade.
A primeira vertente inclui a elaboração de estratégias de governo digital, dados e cibersegurança, modernização de ferramentas e sistemas corporativos, ampliação e melhoria da cobertura cartográfica digital do Estado e a implementação de um Laboratório de Inovação.
Na segunda vertente do programa, estão contemplados os esforços para intensificar e aprimorar a oferta de serviços públicos digitalizados e automatizados, inclusive com a disponibilização de funcionalidade modernas para acesso universal a pessoas com deficiência. Ainda nesta vertente, destaque para a elaboração e implementação de uma estratégia de alfabetização digital, com atenção especial para as mulheres.
Já o terceiro e último componente do programa reúne ações voltadas para ampliar a infraestrutura de conectividade para serviço público de acesso gratuito à internet no interior do Estado e modernizar a Infovia Digital da Bahia, além das iniciativas com foco no fortalecimento da resiliência do data center, da infraestrutura e dos serviços de cibersegurança do Estado.