O Governo da Bahia retoma ações na área de segurança, trabalho, esporte, saúde e tecnologia como parte do projeto Pacto Pela Vida, no bairro do Calabar, com atividades de sexta (6) a domingo (8), das 8h às 17h. O governador Jerônimo Rodrigues participa do ato de lançamento do projeto-piloto na Quadra Poliesportiva do bairro, no domingo, às 9h.
As atividades mobilizam quatro secretarias de Estado: Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Segurança Pública (SSP), Saúde (Sesab) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O objetivo é oferecer à população do Calabar e Alto das Pombas cursos de qualificação profissional, acesso a serviços de intermediação de mão de obra, de saúde, acesso ao esporte e lazer, buscando promover a cidadania e maior integração social.
A programação começa na sexta-feira pela manhã, na Base Comunitária de Segurança (BCS), com a formação de 50 agentes de lazer, todos oriundos da comunidade ou alunos voluntários de universidades. Os agentes vão atuar, na Caravana do Lazer, ação da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que oferece atividades esportivas e de lazer para crianças, no sábado, das 9 às 12h.
No mesmo dia, a Sesab realiza atendimento com reumatologista e clínico geral, na sede da BCS e disponibiliza 160 atendimentos para exame preventivo e 60 atendimentos de nutrição, na Escola Aberta do Calabar, sempre das 9h às 16h. No domingo será a vez de atendimento com ortopedista (9h às 12h), além de palestra com crianças sobre saúde bucal (10h às 12h), ministrada pela Polícia Militar da Bahia.
Cursos de qualificação
No domingo, equipes da Setre estarão a postos para inscrição de pessoas interessadas em participar de cursos de qualificação e serviços de intermediação de mão de obra, de emissão de Registro Geral (RG) e linha de financiamento por meio do Programa de Microcrédito do Governo do Estado – o CrediBahia. Serão mais de quatro mil vagas no total para atendimento à comunidade.
O projeto Qualifica Bahia oferece vagas para cursos de cabeleireiro e maquiagem, eletricista de manutenção eletrônica e operador de supermercado. O Conectar oferece vagas em 17 cursos diferentes para jovens de 16 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública estadual. Entre as opções: atendente de farmácia, barbearia, inglês básico e pré-intermediário, gestão de redes sociais, fotografia digital profissional, entre outros. Já o projeto Trilha oferece 20 vagas para curso de Instalador e Reparador de Rede de Computadores, com bolsa-auxílio no valor de R$ 200.
São 200 vagas disponíveis para micro empreendedores individuais no projeto Bahia MEI, iniciativa que oferece capacitação nas áreas de gestão de pequenos negócios, redes sociais, e-commerce e Google. Os (as) trabalhadores (as) autônomos (as) têm a opção de se inscrever no Contrate.Ba, aplicativo de intermediação de mão de obra autônoma do governo, que conta com 56 serviços em 10 categorias profissionais.
Fonte: Ascom/Setre