Senado Federal Senado Federal
Paim lamenta mortes em conflito Hamas-Israel
O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou, em pronunciamento nesta terça-feira (10), as quase 2 mil mortes causadas pelo conflito entre o grupo palesti...
10/10/2023 16h36
Por: Redação Fonte: Agência Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou, em pronunciamento nesta terça-feira (10), as quase 2 mil mortes causadas pelo conflito entre o grupo palestino Hamas e Israel. Segundo o parlamentar, a história evidencia que “qualquer conflito armado resulta em tragédias e crises humanitárias, sem distinção de quem a faz ou dos motivos que a fizeram acontecer”.

— Milhões de vidas são ceifadas, famílias inteiras são devastadas, grandes grupos de refugiados surgem no mundo todo, cidades são reduzidas a escombros e culturas são dizimadas. [...] Embora inúmeras questões como o campo da economia, ideologias, políticas por políticas de interesses escusos, lutas pelo poder global — muitos falam em autodefesa — possam estar por trás desses conflitos, mas nada pode justificar esta matança e a perda de vidas humanas. A vida humana deve sempre prevalecer e aqueles que defendem a guerra a qualquer custo estão agindo de forma totalmente insensata.

Paim destacou que a população civil é quem mais sofre com a guerra, pois está despreparada para o conflito. Segundo o senador, a Organização das Nações Unidas (ONU) afirma existir mais de 20 regiões do mundo envolvidas em conflitos armados atualmente.

O parlamentar também prestou solidariedade às famílias de dois brasileiros que estavam desaparecidos desde sábado (7) e foram encontrados mortos em Israel. Os jovens estavam em uma festa de música eletrônica durante o ataque do Hamas.

— Nada justifica a violência, nada justifica o evento que estava acontecendo naquela região. Civis, judeus, palestinos, têm perdido suas vidas. [...] Exaltamos, mais uma vez, que o mundo não precisa de guerra, de ódio. O mundo precisa de paz e amor.