Geral Governo
Minas e estados consorciados debatem meio ambiente e segurança pública em São Paulo, na 9ª edição do Cosud
Encontro reunirá grupo de governadores e integrantes dos sete governos em torno do debate de ações de cooperação, de quinta a sábado (19 a 21/10)
18/10/2023 10h15
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado desde 2019, chega à 9ª edição, desta vez na cidade de São Paulo. O evento reunirá os gestores públicos dos sete estados das regiões Sul e Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A proposta é fortalecer a cooperação entre os governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais a favor do desenvolvimento regional e nacional.

O Cosud contará com governadores, vices e secretários de Estado para debaterem ações de fortalecimento entre as unidades federativas envolvidas, abordando políticas públicas de interesse comum. “Este é um espaço em que conseguimos compartilhar práticas e experiências, agregar esforços em diversas áreas e trabalhar em conjunto para que todos os estados possam se beneficiar desse diálogo”, aponta o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Programação

Para isso, serão conduzidos 16 grupos temáticos (GTs), simultaneamente, em áreas como Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão.

Nesta 9ª edição, o tema será Meio Ambiente e Segurança Pública, e os dois painéis contarão também com a participação dos governadores. Haverá, ainda, diversas atividades culturais.

Encerramento

Criado em março de 2019, o Cosud busca fortalecer a cooperação entre os estados envolvidos, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.

Os sete estados possuem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros, e são responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No último dia, assim como nas demais edições, será feita a leitura da Carta de São Paulo (que recebe o nome do estado sede), documento que vai elencar as principais discussões dos grupos de trabalho e os encaminhamentos para as próximas ações do grupo.