Sete colégios da rede estadual de ensino foram premiados pelo edital de Apoio à Prática de Pesquisa e do Empreendedorismo em Escolas de Educação Básica da Bahia, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O edital foi realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e visa fomentar a prática de pesquisa de caráter interdisciplinar e de empreendedorismo.
No campo das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso foi premiado pelo projeto “Arduíno: uma tecnologia no ensino de ciências no Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso”; o Colégio Estadual da Bahia (Central), em Salvador, pelo projeto “Steam Club Bahia: rede colaborativa de clubes de ciências”; e o Centro Integrado de Educação Assis Chateubriand, em Feira de Santana, pelo projeto “Do despertar das emoções aos polinizadores (melipiníneos): a construção de um jardim sensorial para práticas etnobotânicas, socioambientais e emocionais em uma escola pública em Feira de Santana”.
Ainda nesta área, o Colégio Estadual Helena Magalhães, em Salvador, foi premiado pelo projeto “Práticas sustentáveis na escola: captação e aproveitamento de água pluvial e gerenciamento de resíduos sólidos”; e o Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida, em Ibirapitanga, pelo projeto “Horta agroecológica: um incentivo à promoção de práticas sustentáveis em uma escola estadual no município de Ibirapitanga”.
Já no campo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, foram premiados o Colégio Estadual São José, no município de Santa Bárbara, pelo projeto “Aplicativo da História, do Turismo e da Economia Solidária do município de Santa Bárbara-Bahia”; e o Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, em Juazeiro, pelo projeto “Identidade, pertencimento e ancestralidade: a ciência como impulsionadora do empoderamento escolar”.
A coordenadora do projeto no Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida, Dayane Ferreira Santos, falou sobre a importância da iniciativa para a sua formação e aprendizagem dos estudantes. “Foi uma experiência riquíssima e única, tanto para mim quanto para meus alunos que participaram ativamente de todas as trilhas e até mesmo na produção do pitch. Eles, realmente, foram protagonistas durante todo o processo. Vê-los envolvidos e empolgados com cada etapa do edital não tem preço. Inclusive, será de suma importância que a Fapesb publique mais editais como este para que nós, professores da Educação Básica, possamos fazer pesquisas no chão da escola”, afirmou.
Para este edital, foram aceitas propostas em duas linhas de pesquisa: a Difusão de Práticas de Pesquisa, na qual os projetos devem estimular estudantes na difusão da ciência de caráter científico ou tecnológico, a partir do seu nível de formação; e a Difusão de Práticas Empreendedoras, que motiva o estudante à prática do empreendedorismo, de maneira lúdica, também a partir do seu nível de formação. Cada proposta selecionada receberá até R$ 19.800 mil para viabilizar a execução do projeto.
O diretor-geral da Fapesb, Handerson Leite, também falou sobre a proposta da fundação ao promover ações de fomento à pesquisa na Educação Básica. “Este edital não se trata simplesmente de um concurso de projetos, mas, sobretudo, de um concurso de projetos como tema para que a gente possa fazer uma trilha de capacitação desses alunos e eles tenham um desenvolvimento cada vez maior nas áreas da Ciência e da Tecnologia”.
Foto: Ilustrativa/Pedro Moraes