O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) aprimorou, na manhã dessa quinta-feira (19), o preparo técnico em ressuscitação cardiopulmonar entre os integrantes de sua tropa. A 7ª Companhia do 1° Batalhão de Bombeiros Militares (7ªCia |1°BBM) realizou uma instrução fundamental, com ênfase em situações de emergência, como parada respiratória e parada cardiorrespiratória. O treinamento, ministrado pelo sargento Moreira, do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), também abordou o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA).
O principal objetivo dessa ação foi atualizar e reforçar os conhecimentos dos bombeiros militares sobre como agir em casos críticos de saúde, bem como esclarecer dúvidas relacionadas ao manuseio do DEA. O treinamento enfatizou a importância da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e de um conjunto de manobras essenciais, para restabelecer a função cardíaca e respiratória em casos de emergência.
Rapidez e eficiência podem fazer toda a diferença, assim como a preparação da equipe de atendimento pré-hospitalar e o equilíbrio emocional, além do conhecimento teórico-prático. Assim, os bombeiros se fortalecem como profissionais altamente capacitados e prontos para enfrentar uma gama diversificada de desafios, contribuindo para a segurança e bem-estar de toda a comunidade atendida.