A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assinou com aFederalAviationAdministration(FAA) uma carta de intenção para certificação de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL). O acordo foi realizadona terça-feira, 17 de outubro, durante reunião doCertificationManagement Team(CMT) 2023 em São Paulo (SP).
Existe grande expectativa de que oseVTOLstornem-se realidade nos próximos anos, motivo pelo qualaANAC já está estudando regulamentação para certificação desses veículos aéreos. O acordofirmado come FAA oficializa a intenção de atuação em conjunto entre as autoridades de aviação civil para a construção da certificação deeVTOL,comcompartilhamentodeexperiências e trabalhocolaborativo.
OseVTOLs, popularmente chamadosde“carros voadores”,devem trazer melhorias no transporte aéreo em pequenas e médias distâncias, maior integração com as cidades, menor nível de ruído e alinhamento com práticas sustentáveis,que preveememissão zero de poluentes. Desde o ano passado,a ANAC já trabalha na certificação do EVE-100, projeto da brasileira Embraer.
O documento entrou em vigor e está disponível na página: https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Acordos/AcordosPaisDetail.asp?AGRCodi=000130
Assessoria de Comunicação Social da ANAC