O governo da Paraíba, através da secretaria de Estado da Educação promoveu, na manhã desta quarta-feira (25), no auditório do IFPB, palestra para todas as servidoras públicas sobre câncer de mama, em alusão ao mês de prevenção à doença que acontece anualmente no mês de outubro em todo país.
A médica ginecologista Dra Wanicleide Leite - com a palestra “Câncer de Mama: uma percepção além do corpo” - falou principalmente sobre métodos de prevenção primária. “A prevenção secundária, que é amplamente divulgado nessa época, é o auto exame e os exames de mamografia. Mas a prevenção primária é o que realmente vai fazer a diferença”, argumenta.
Segundo a médica, sexóloga e especialista em mulheres na menopausa, adotar um estilo de vida saudável vai influenciar profundamente na prevenção do câncer e de outras doenças que atingem as mulheres em idade mais avançada. “A prevenção antes de tudo é um ato de amor. Está relacionado em como a mulher se percebe em sua totalidade, sua saúde física e mental”, destacou.
A palestrante também enfatizou que a saúde mental está relacionada diretamente na qualidade dos pensamentos. “Tudo influencia, alimentação, ingestão de bebida alcoólica, atividade física. Se perceber é ter todo esse cuidado com o nosso corpo e a nossa mente”, ressaltou.
A Secretária Executiva de Logística, Pollyana Loreto, presente no evento, parabenizou a iniciativa da realização da palestra e salientou sobre a necessidade de ações de prevenção importantes como essa. Também esteve presente a Deputada Estadual Danielle do Vale, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba, que destacou o movimento como sendo de extrema importância. “Esse tipo de política que precisamos implementar, de solidariedade e de inclusão para ampliar essa mobilização sobre o câncer de mama, ampliar o acesso a saúde pública, trabalhar pela prevenção, pela conscientização sobre esse tema”, falou a deputada.
Para a servidora Raissa Silveira, da gerência executiva de educação profissional, foi uma palestra muito interessante e que desmistificou muitos mitos que as mulheres tinham. “Ela é muito descontraída e falou sobre saúde física e mental de maneira brilhante”, explica a servidora. “Essas informações mudam a nossa percepção sobre a vida”, completou Raissa.
Rosa Lourdes Martins, da recepção da Secretaria de Educação, a palestra foi muito produtiva. “É uma iniciativa muito boa da secretaria de educação que trouxe essa médica para explicar as coisas para nós”, contou a servidora.