Geral Feira de Santana-BA
Testagem para sífilis é realizada no estacionamento da Prefeitura
O estímulo ao diagnóstico precoce da sífilis foi intensificado durante testagem gratuita realizada nesta quinta-feira (26), no estacionamento da Pr...
26/10/2023 18h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA

O estímulo ao diagnóstico precoce da sífilis foi intensificado durante testagem gratuita realizada nesta quinta-feira (26), no estacionamento da Prefeitura. A ação que busca alertar sobre a doença faz parte da campanha Outubro Verde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. 

O morador, Vinicius Oliveira, destaca a importância do momento. “É uma oportunidade de voltar a atenção para a nossa saúde e fazer isso de uma maneira simples e rápida. A gente chega aqui, entrega o documento e em poucos minutos, já é atendido”, pontuou.

Neste ano, Feira de Santana registrou uma redução de 37% de casos de sífilis em comparação ao ano de 2022. Entre janeiro e setembro deste ano, 256 casos foram contabilizados contra 407 no mesmo período do ano anterior. Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A enfermeira referência técnica da sífilis, Larissa Gonçalves, ressalta que o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Ela expõe que quando a doença acomete a gestante, se não tratada, é transmitida para o bebê podendo ocasionar vários riscos como abortamento, parto prematuro, morte fetal e cegueira.

“Nosso maior objetivo é fazer com que as pessoas cuidem da saúde. Além da testagem para sífilis, também ofertamos aferição de pressão arterial, glicemia, testes rápidos para detecção de HIV, hepatites virais e orientações, porque a informação é uma ferramenta indispensável quando falamos em prevenção de doenças”, enfatizou a enfermeira.

O teste para diagnóstico da sífilis é ofertado de maneira gratuita em todas as unidades da rede municipal de saúde, incluindo o Centro de Saúde Especializada localizado na Rua Geminiano Costa. Para ter acesso ao exame, basta sinalizar o interesse na recepção do local e apresentar documento de identidade e cartão SUS.