Geral Bahia
Celebração de convênios marca novo ciclo do projeto Primeiro Emprego
A Fundação Luis Eduardo Magalhães e Fundação Estadual de Saúde da Família serão responsáveis pela execução do projeto nos próximos cinco anos.
27/10/2023 11h50
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

O projeto Primeiro Emprego, do governo estadual, está dando início a um novo ciclo de atividades voltadas para a inclusão de jovens no mundo no trabalho. Na quinta-feira (26), a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) promoveu uma cerimônia para celebração de convênios com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf-SUS). O objetivo é garantir a continuidade da iniciativa, que oferece a egressos e concluintes de cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional a oportunidade de vivenciar a sua primeira experiência profissional na área da formação técnica, atuando em órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual

Vencedoras em uma seleção pública da qual participaram mais duas entidades, a Flem e a Fesf continuarão responsáveis pela execução do projeto ao longo dos próximos cinco anos. “Estamos num momento importante de fortalecimento do projeto”, afirmou, na abertura do evento, o secretário da Administração, Edelvino Góes.

”É uma iniciativa importantíssima que contribui para gerar empregabilidade e promover cidadania”, complementou o presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Rodrigo Hita, ao ressaltar a proximidade das equipes responsáveis pela gestão do projeto com os jovens beneficiados: “nós conhecemos as histórias de vida e as famílias de cada um e aprendemos muito com eles”.

Já o diretor-geral da Fesf, Ricardo Mendonça, chamou atenção para o grande número de beneficiários do Primeiro Emprego que estão conquistando espaços no mercado do trabalho, após a experiência no Estado. “Estamos aproveitando muitos desses jovens nas policlínicas do Estado e na Maternidade de Camaçari, que estão sob a nossa gestão”, ressaltou.

“Em todos os órgãos do Estado que a gente vai, a avaliação dos meninos do Primeiro Emprego é lá em cima: este é um case vitorioso da administração pública”, referendou o deputado Robinson Almeida, que também participou do evento, ao lado do coordenador de Acompanhamento de Políticas Sociais da Casa Civil, Antônio José Souza Assis.

Atualização cadastral

Para permitir a ampliação das contratações do Primeiro Emprego – que serão anunciadas em breve – o governo está promovendo uma atualização no cadastro de concluintes e egressos dos cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional. Os interessados em ser convocados para uma vaga podem atualizar os dados por meio do site www.primeiroemprego.setre.ba.gov.br.

Outra opção é procurar a escola onde concluiu o curso técnico ou se dirigir a uma das 121 unidades do SineBahia, distribuídas em 103 municípios baianos. A lista, com endereço, telefone e horário de funcionamento das unidades, está disponível na página do SineBahia, no site da Setre (www.setre.ba.gov.br).

Lançado em 2016, o Projeto Primeiro Emprego já beneficiou mais de 12 mil jovens, como resultado de investimentos da ordem de R$ 714 milhões.

Fonte: Ascom Saeb