Cidades Camaçari - BA
Sessão Especial prestará homenagem ao Dia da Reforma Protestante
A Câmara de Camaçari realizará, por iniciativa do vereador Manoel Filho (PDT), a Sessão Especial em homenagem ao Dia da Reforma Protestante, na qua...
31/10/2023 12h10
Por: Redação Fonte: Câmara de Camaçari - BA

A Câmara de Camaçari realizará, por iniciativa do vereador Manoel Filho (PDT), a Sessão Especial em homenagem ao Dia da Reforma Protestante, na quarta-feira (01/11), às 18h, no plenário da Casa Legislativa.

Ao justificar o evento o parlamentar falou sobre aspectos históricos referentes ao movimento. Ele lembrou que a reforma protestante foi um movimento reformista cristão culminado no início do século 16 por Martinho Lutero (1483-1546), na Alemanha. Lutero pregava que somente a fé em Deus salvava as pessoas. Uma ideia que se opunha à salvação pela compra de indulgências. Essa interpretação oferecia ao povo a expiação da culpa por meio da contrição e penitência, o que ia contra as práticas da igreja naquele momento. Para ele, a salvação se dá pela fé na justiça, na graça e misericórdia divina.

O pontapé da Reforma Protestante foi a elaboração das 95 teses de Martinho Lutero. Esse documento foi escrito por Lutero como uma proposição de debate para a questão das indulgências. A partir disso, as ideias de Lutero se espalharam rapidamente, sobretudo pelo norte da Europa e pela Europa Central. Ao longo da vida de Lutero, ficou estabelecido um princípio teológico conhecido como Cinco Solas, que são bases importantes para o protestantismo: Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente e escritura), Solus Christus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça), Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

“A Reforma Protestante quebrou o “monopólio” espiritual da Igreja Católica e abriu caminho para surgimento de diversas vertentes do Cristianismo dando oportunidade ao surgimento de diversas igrejas. Em 2023, esse processo histórico completa 506 anos, considerado um dos eventos fundadores da história moderna e de fundamental importância para fundação de diversas igrejas e denominações, devendo, portanto, ser lembrado e comemorado por esta Casa”, afirmou o vereador Manoel Filho.