Geral Feira de Santana-BA
Marcações de exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata intensificadas este mês
Durante o Novembro Azul, mês de alerta para o diagnóstico do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar os serviços...
06/11/2023 09h07
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA

Durante o Novembro Azul, mês de alerta para o diagnóstico do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar os serviços de promoção à saúde do homem. 

As unidades de saúde estarão ofertando a consulta de enfermagem e médica com solicitações de exames de rotina, casos de histórico familiar e fatores de risco para câncer de próstata, e a partir da decisão compartilhada realizará a investigação.

Homens podem realizar o exame toque retal e o laboratorial Antígeno Prostático Específico (PSA) – capaz de detectar o câncer e outras condições de maneira precoce. Para realizar o exame, o público masculino deve procurar a unidade de saúde a qual é cadastrado. 

No dia 11 de novembro será realizado um mutirão de marcações via WhatsApp através do número (75) 98346-2576. Serão ofertados ultrassonografia da próstata  e do abdômen total, eletrocardiograma, raio x e mamografia. As marcações para o Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI) são realizadas pelo sistema da Central Municipal de Regulação. 

No dia do atendimento, os pacientes deverão apresentar a solicitação do procedimento, documento de identidade e cartão SUS.  

Os exames também podem ser realizados em qualquer laboratório particular que tenha convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

NOVEMBRINHO AZUL

Conforme a Lei Nº 14.694 sancionada pelo Governo Federal em 10 de outubro de 2023, a campanha Novembrinho Azul irá promover ações direcionadas à promoção da saúde de meninos de até 15 anos de idade,com condições que sejam fatores de risco de doenças na vida adulta. 

Será realizada a distribuição de material informativo, sobre a importância da investigação de quadros de dor testicular e do aumento de volume escrotal e vacina contra HPV nas 104 salas de vacina da rede municipal.