Teresina recebe investimentos do Governo do Estado em diferentes áreas da infraestrutura, com destaque para o programa Mais Asfalto, a modernização do Metrô de Teresina com tarifa zero e a ampliação da rede de esgotamento sanitário por meio do SaneaMais Teresina. As iniciativas somam milhões de reais em investimentos voltados à mobilidade urbana, pavimentação e saneamento, beneficiando moradores de todas as regiões da capital.
Entre os destaques, o maior programa de asfaltamento já realizado em Teresina, o Mais Asfalto, que contempla 159 ruas e avenidas em 54 bairros. Mais de 60 vias já foram concluídas.
Ao destacar os investimentos realizados na capital, o governador Rafael Fonteles ressaltou que as obras contribuem para melhorar a mobilidade, ampliar o acesso aos serviços públicos e acompanhar o crescimento da cidade.“Estamos executando um conjunto de obras que impactam diretamente a vida das pessoas, com mais mobilidade, infraestrutura urbana e qualidade de vida. São investimentos que ajudam Teresina a se desenvolver de forma planejada e atendem demandas importantes da população”, frisou o governador.
Na mobilidade urbana, a modernização do Metrô de Teresina já recebeu R$ 193 milhões na primeira fase e integra um projeto que supera R$ 531 milhões em investimentos. Com a melhoria da infraestrutura e a tarifa zero, o número de passageiros passou de 5 mil para cerca de 8 mil usuários por dia.
A participação da população também tem papel importante nos investimentos realizados na cidade por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA). Atualmente, 226 obras escolhidas diretamente pelos cidadãos estão em diferentes fases de execução, licitação ou já foram entregues. As ações contemplam áreas como pavimentação, saúde, mobilidade e lazer.
Na área de saneamento, a capital também avança com a ampliação da rede de esgotamento sanitário. As obras integram o programa SaneaMais Teresina, que reúne R$ 112 milhões em investimentos. A meta é implantar mais de 135 quilômetros de novas redes até o fim de 2026, elevando a cobertura de esgotamento sanitário de 59% para 72% da população. As intervenções já alcançam bairros como Mocambinho, Cristo Rei, Primavera, Morro da Esperança e Memorare, contribuindo para a melhoria da saúde pública e das condições ambientais da capital.
Obras em parceria com o governo federal
As obras em parceria com o Governo Federal também impactam na melhoria da mobilidade urbana. Entre elas está a duplicação da BR-343 e do Contorno Rodoviário da capital, empreendimento contemplado pelo Novo PAC e que já alcançou 40% de execução. Com investimento de aproximadamente R$ 137 milhões, a obra inclui a construção de viadutos, melhorias na pavimentação e ampliação da capacidade de tráfego em um trecho por onde circulam cerca de 42 mil veículos diariamente.
Outras obras importantes são o Viaduto do Mercado do Peixe, que recebeu investimento de R$ 30 milhões e contribuiu para reduzir congestionamentos em uma das áreas mais movimentadas da cidade, e o rebaixamento da Avenida João XXIII.
Com recursos federais de R$ 46 milhões e execução do Dnit, a obra separa o tráfego da BR-343 do fluxo urbano entre as zonas leste e sudeste, melhorando a mobilidade em uma região que registra circulação diária de aproximadamente 30 mil veículos.