Geral Bahia
Embasa reforça estrutura de saneamento em Nazaré
No município de Nazaré, a histórica Nazaré das Farinhas no Recôncavo baiano, estão em andamento as obras de ampliação do sistema de abastecimento d...
25/06/2026 11h01
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

No município de Nazaré, a histórica Nazaré das Farinhas no Recôncavo baiano, estão em andamento as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água. O empreendimento permitirá maior capacidade de produção e distribuição, contribuindo para melhorar a regularidade do abastecimento e acompanhar o crescimento da cidade, reconhecida pelo forte comércio de farinha de mandioca e pela tradicional Feira de Caxixis, realizada anualmente durante a Semana Santa.

A obra da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) prevê investimento de R$ 25,4 milhões, entre recursos do FGTS e próprios da empresa, e deve beneficiar cerca de 31 mil moradores. Com aproximadamente 30% dos serviços executados, a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2027.

O pacote de melhorias na infraestrutura sanitária de Nazaré também inclui a implantação do sistema de esgotamento sanitário na sede municipal. A obra, no valor de R$ 87 milhões, com recursos do Novo PAC FGTS e próprios da Embasa, já foi contratada, e a ordem de serviço para início dos trabalhos foi emitida pela Embasa no início de junho. O prazo estimado de execução é de três anos.

A obra envolve a implantação completa da estrutura de saneamento, envolvendo 66 quilômetros (Km) em redes coletoras de esgoto, nove estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto, além da implantação do emissário final e mais de 10,4 mil ramais prediais.

Capacidade de tratamento de água será duplicada | Entre as intervenções da ampliação do sistema de abastecimento local está a ampliação da estação de tratamento de água (ETA), que terá sua capacidade duplicada, passando de 50 para 100 litros por segundo. O escopo da obra também contempla a implantação de uma estação de tratamento de lodo, sistema que permitirá a desidratação e a destinação ambientalmente adequada do material gerado no processo. “Com essa solução, a Embasa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com a gestão responsável dos resíduos do sistema de abastecimento”, afirma o diretor de Expansão da Embasa, Christiano Bressy.

O conjunto de melhorias inclui ainda a implantação de uma nova captação de água no rio Caraípe e a ampliação das adutoras do sistema. Ao todo, serão implantados mais de 4 Km de adutora de água bruta, 2,2 Km de adutora de água tratada e cerca de 2,3 Km de linha tronco, estruturas responsáveis pelo transporte da água tratada dos reservatórios até as redes distribuidoras que abastecem os imóveis.

A nova estrutura também prevê duas estações elevatórias e a incorporação de três novos reservatórios ao sistema, totalizando uma capacidade de acumulação de 1,8 milhão de litros de água.

Frentes de serviço em andamento| Além da macroestrutura de abastecimento, a obra implantará aproximadamente 13,8 Km de novas redes de distribuição. Desde o início dos trabalhos, 30 ruas da cidade já receberam novas tubulações. Atualmente, as frentes de serviço estão em andamento na rua Barão Homem de Melo e nas travessas João Paulo II e do Francês.

Segundo o engenheiro Giancarlo Bezerra, gerente de expansão da Embasa responsável pelas obras na região, o trabalho de implantação das novas redes é previamente planejado em conjunto com a prefeitura municipal, com o objetivo de minimizar os transtornos temporários característicos de obras de grande porte.

“Definimos um cronograma de serviços por bairro, no qual é estabelecido o melhor turno para execução das intervenções, considerando as características físicas de cada localidade e a rotina dos moradores. Tudo é comunicado previamente à população por meio do nosso serviço social, em ações como reuniões comunitárias, nas quais nossos agentes explicam o andamento da obra e os benefícios que ela proporcionará”, explica.

Fonte

Ascom/Embasa