Geral Gurupi - TO
Em Gurupi, Conferência Regional da Juventude debateu políticas públicas para o futuro
Josy Donato-Secom Gurupi Fotos: Lino Vargas Para discutir, debater e apresentar propostas e soluções que pautarão o direcionamento das políticas ...
10/11/2023 16h07
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO

Josy Donato-Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas

Para discutir, debater e apresentar propostas e soluções que pautarão o direcionamento das políticas públicas brasileiras para o público de 15 a 29 anos no país, Gurupi sediou a 4ª Conferência Regional da Juventude nesta sexta-feira,10. Promovido pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, o evento aconteceu no Centro de Ensino Médio Estadual (CEM) e reuniu estudantes da unidade e também da Escola de Tempo de Integral Costa e Silva, além de representantes dos outros 17 municípios da região Sul do Estado.

Com o tema “O Futuro do Jovem é agora”, a abertura da conferência contou com a participação do Conselheiro Nacional de Juventude, Pedro Reis. Ele ministrou uma palestra onde explanou sobre o Estatuto da Juventude e a importância da conferência nas esferas municipais, estaduais e federal.

“A última (conferência) foi realizada em 2015, são 8 anos sem os agentes que atuam nas políticas de juventude compreenderem qual a real necessidade desse público, e essa retomada é gratificante para nos proporcionar essa oportunidade de ouvir as demandas dos jovens, receber as propostas e a visão desse público tão importante para o presente e o futuro do país”, destacou.

Foram debatidos 12 eixos temáticos sobre as demandas da juventude: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE.

O objetivo é coletar propostas de trabalho para auxiliarem na implementação de políticas públicas direcionadas a essa população. O secretário municipal de Esporte e Juventude, Sérgio Vieira Marques, enfatizou a relevância do evento e comentou que o evento regional é uma preparação para a Conferência Estadual, que será realizada em Palmas, no dia 24 de novembro.

“Essa é a oportunidade tanto para os jovens que vão ajudar na decisão daquilo que é realmente importante para eles nos âmbitos social, da educação e da saúde e para nós, como representantes do poder público, entendermos as demandas da juventude e trabalhar de forma mais assertiva”.

O secretário dos Esportes e Juventude do Tocantins, Elenil da Penha, agradeceu o empenho do Município na organização da Conferência. “Estamos felizes e agradecidos por esse espaço de debate tão relevante para nossa juventude e deixo aqui, em nome do Governo do Estado, nossos agradecimentos a todos que se dedicaram para este evento acontecer aqui em Gurupi que atende os demais municípios da região Sul, parabéns a Prefeitura e a Secretaria da Juventude pelo evento”.

Para a estudante Marcela Bernardes a iniciativa é relevante para o engajamento dos jovens na construção do país. “Estamos animados em poder falar sobre os desafios e ainda ajudar na construção das soluções, despertando nosso desejo de ser parte nas decisões e assumindo nossa responsabilidade na participação da construção de uma sociedade cada vez melhor”.

Conferência Nacional da Juventude

Prevista no Estatuto da Juventude, a Conferência Nacional de Juventude é o maior evento brasileiro de políticas públicas de juventude, que ocorrerá de 14 a 17 de dezembro de 2023, em Brasília, conforme o Decreto n.º 11.619, assinado pelo Governo Federal. Contará com a participação de lideranças jovens de todas as Unidades Federativas do Brasil e tem como escopo discutir e conferir as políticas públicas aplicadas à juventude no país, sendo um espaço democrático de integração entre Governo e Sociedade Civil.