A campanha Novembrinho Azul, que alerta sobre a importância da vacina contra o HPV, desembarcou na Escola Municipal Ernestina Carneiro nesta terça-feira (28). Durante a ação, a equipe da Unidade de Saúde da Família- USF Rua Nova/ Barroquinha realizou palestras e atualização de caderneta vacinal.
O gerente da USF, Tiago Souza, destaca que aprender sobre o cuidado desde cedo é essencial para a prevenção de doenças que costumam atingir os homens na fase adulta.
“Muitos homens são resistentes hoje porque não foram criados com esse entendimento. Buscamos trazer o maior número de informações para os alunos, através de uma equipe multidisciplinar”, ressaltou.
O estudante, Kauan Victor Coelho, de 13 anos, enfatizou os benefícios da vacinação. “O HPV é uma infecção sexualmente transmissível que pode causar várias doenças. Tomar a vacina é um benefício próprio e coletivo também”, enfatizou.
A vice-diretora da unidade escolar, Simone Borges, pontua que é função social do lugar fornecer informações a respeito da saúde. “A porta da escola sempre estará aberta pra ações como essa. A vacina é um pacto pela vida. Vacinar é um ato de amor coletivo”, enfatizou.
Segundo a enfermeira referência técnica em saúde do homem, Gleika Borges, a estratégia também tem como objetivo utilizar os estudantes como elo para atrair pais e outros familiares até a unidade de saúde. “Ao longo de todo o mês, todas as unidades têm desenvolvido ações para alertar sobre o diagnóstico precoce e fazer investigação de dores testiculares ou volume do saco escrotal”, relatou.