Por Karla Paz – Ascom Semus
Em reunião realizada nesta semana, pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Gurupi foi discutida a implementação da Política Antimanicomial do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. Participaram do evento servidores do CAPS, membros da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Gurupi e representantes da justiça do Estado do Tocantins.
O objetivo principal foi capacitar os servidores que atuam nos CAPSs da cidade para a recepção e tratamento de um novo público: indivíduos inseridos no sistema judiciário e que necessitam de atenção e cuidados específicos em saúde mental. Essa iniciativa visa integrar essas pessoas na rede especializada em saúde mental do município, proporcionando-lhes o suporte adequado e humanizado.
O juiz Alan Martins Ferreira, da 4ª Vara Criminal de Palmas foi quem falou em nome do judiciário do Tocantins. Ele apresentou aos participantes detalhes de como será realizada esta inserção.
“A implementação da Política Antimanicomial no âmbito judiciário do Tocantins representa um marco importante na história da saúde mental no Estado, demonstrando um compromisso conjunto de diversas entidades em direção a uma abordagem mais humanizada e menos segregacionista”, explicou Alan Martins Ferreira, juiz da 4ª Vara Criminal de Palmas, durante a palestra.
“A parceria com representantes da justiça estadual demonstrou um comprometimento notável em colaborar com a implementação da Política Antimanicomial. A convergência entre diferentes setores, como o sistema de saúde mental e o sistema judiciário, reflete um passo significativo rumo à construção de uma abordagem mais inclusiva e respeitosa para com aqueles que enfrentam desafios relacionados à saúde mental e ao sistema legal. Nossa gestão é humanizada e estamos focados em cumprir à risca tudo que foi acordado”, disse a prefeita Josi Nunes sobre a questão.
“Ao capacitar os profissionais do CAPS para atenderem a essa nova demanda, a reunião não apenas buscou aprimorar o acolhimento e os cuidados oferecidos aos pacientes, mas também vai promover uma mudança progressiva na maneira como a sociedade lida com questões de saúde mental. Essa colaboração multidisciplinar e a busca pela compreensão mútua são passos cruciais na construção de uma comunidade mais inclusiva. Conversamos com o juiz Alan Ferreira, e outros momentos de capacitação ainda vão ocorrer para que tudo aconteça de forma tranquila para nossos servidores e pacientes”, destacou Luana Nunes, secretaria de Saúde de Gurupi.
Estiveram presentes na capacitação o juiz da Vara de Execução Penal de Gurupi Dr. Gerson Azevedo, a Promotora de Justiça da Vara de Execução Penal de Gurupi Dra. Luna Gomides, a diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania Maria José da Silva Leite e o diretor da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde Ricardo Silva.