Os resultados do primeiro diagnóstico do programa Caminhos da Educação já estão sendo sistematizados. Desde o dia 13 de novembro, mais de 10 mil crianças do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental, de 101 escolas municipais, estão fazendo provas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, além de fluência leitora.
O programa desenvolve estratégias para melhorar o rendimento e o desempenho dos alunos a fim de assegurar a alfabetização na idade certa. Outro objetivo central é promover a aprendizagem de conteúdos essenciais nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
À medida que as provas são concluídas em cada uma das unidades escolares, os resultados são trazidos para a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e inseridos no sistema do próprio programa pelos digitadores.
O panorama que será apresentado pelas avaliações vai permitir identificar os níveis de aprendizagem e as deficiências dos estudantes.
Uma das principais etapas é a verificação da fluência leitora de cada criança que permite avaliar a oralidade, uma dimensão fundamental para o desenvolvimento dos alunos, que muitas vezes é colocada em segundo plano nas avaliações. Toda criança é acompanhada durante a leitura de um texto adequado à série em que está matriculada. Após a leitura, as turmas fazem a prova objetiva de português e matemática.
“Com um panorama do que deve ser melhorado, a Seduc vai incrementar um plano de trabalho para aprimorar as estratégias de aprendizagem desenvolvidas em sala de aula. Os estudantes também terão uma atenção ainda maior para melhorar o seu letramento, capacidade de lógica e outras habilidades”, explica a secretária de Educação, Anaci Paim.
A previsão é que as avaliações sejam finalizadas dentro de um mês, considerando a data em que foram iniciadas.
O Programa Caminhos da Educação considera quatro eixos fundamentais: avaliação diagnóstica; planejamento com base nos resultados; formação continuada dos profissionais da Educação, entre os quais, gestores, coordenadores pedagógicos e professores; e finalmente o acompanhamento das estratégias desenvolvidas nas escolas.