A diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maria Amélia Mattos Lins, recebeu na terça-feira (12) uma delegação do estado do Pará, composta pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Ministério Público e Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). A visita técnica teve como objetivo aproveitar a expertise do Instituto no licenciamento de operação realizado no Polo Industrial de Camaçari.
Durante o encontro, a comitiva buscou esclarecer dúvidas sobre os desafios do licenciamento operacional no polo petroquímico. Além disso, buscaram compreender as etapas do processo, uma vez que estão também em processo de licenciamento de polos industriais em seu próprio estado. A comitiva ressaltou a relevância do Polo Industrial de Camaçari como referência nacional para elaboração de estratégias eficazes para o licenciamento no Pará.
Na ocasião, a diretora do Inema, mobilizou sua equipe técnica para oferecer orientações sobre o tema discutido, composta pelo chefe de gabinete, Welton Rocha, o diretor de Regulação, Leonardo Carneiro, a Coordenadora de Indústria e Serviços, Leila Burgos, e a especialista em Licenciamento Ambiental, Ana Paula Monção. O objetivo foi proporcionar um suporte especializado e esclarecer quaisquer dúvidas que surgissem.
Na quarta e quinta-feira, a delegação do Pará tem agendada uma visita ao Polo de Camaçari para conhecer as instalações da Cetrel, empresa responsável pelo fornecimento de água para o Polo. Além disso, está previsto encontro com os representantes do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), associação que representa mais de 90 empresas no Polo Industrial.
“Esse intercâmbio fortalece o diálogo entre os órgãos ambientais dos dois estados. É fundamental para a gente conhecer a experiência da Bahia no licenciamento de operações, especialmente no que foi realizado no Polo de Camaçari”, destacou o secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas do Pará, Rodolpho Bastos.
Fonte: Ascom/Inema