A realização da prova de vida digital de aposentados e pensionistas municipais termina no dia 20 de dezembro. Segundo dados obtidos através do Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS), até o momento foram realizados 2115 cadastros.
Ao todo, 3 mil aposentados e cerca de 500 pensionistas devem realizar o procedimento que garante a continuidade do pagamento do benefício - 60% destes já realizaram a prova. Não há expectativa para que o prazo inicial seja prorrogado.
Importante destacar que após o prazo, caso o beneficiário não tenha realizado a prova de vida dentro do tempo hábil, o benefício será automaticamente suspenso em janeiro de 2024, até que se regularize a situação.
O procedimento é totalmente digital, e está sendo feito por meio de validação facial pelo aplicativo MEU RPPS - disponibilizado gratuitamente nas plataformas Android e iOS. No aplicativo, o servidor inativo deverá anexar documento de identificação com foto como RG ou CNH, dentro da validade do documento (10 anos), de forma a possibilitar a validação da foto.
Lembrando que o procedimento não é validado automaticamente. Após cumprir o passo a passo, os documentos passam por análise, bem como o reconhecimento facial junto à base de dados. Validado o procedimento, o beneficiário receberá uma mensagem pelo aplicativo.
O aplicativo “MEU RPPS” vem funcionando sem intercorrências, tendo apenas apresentado um problema operacional na primeira semana de uso (em setembro), que foi prontamente resolvido pela equipe técnica. No mais, o aplicativo se mostra seguro e estável para a realização da prova de vida digital.
Para os beneficiários que estão enfrentando algum tipo de dificuldade quanto ao uso do aplicativo, existem algumas alternativas, como:
O Instituto de Previdência Municipal funciona na avenida Santo Antônio, 247, bairro Capuchinhos. Dúvidas podem ser esclarecidas através do número: (75) 3602- 8680 ou pelo e-mail: cadastro.ipfs@pmfs.ba.gov.