Geral Piauí
Comunidade de Várzea Queimada lança dicionário da língua de sinais criada pela população local
A comunidade apresenta um alto índice de pessoas surdas e o livro "Cena", produzido com o apoio do Governo do Piauí, conta com interpretações em po...
06/12/2023 10h11
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

Na comunidade Várzea Queimada, localizada no município de Jaicós, com aproximadamente 900 habitantes, uma em cada vinte e cinco crianças nasce com surdez. Diante desse cenário, a população local criou a própria língua de sinais para facilitar a comunicação entre os habitantes.

Essa língua de sinais agora está sendo divulgada nolivro “Cena”, um dicionário que conta com interpretações em português, inglês e Língua Brasileira de Sinais (libras), apresentando para todo o mundo a linguagem usada pela população com surdez da região.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A produção do livro contou com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e da Coordenadoria de Comunicação (CCom), responsável pela impressão dos dicionários.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, participou do lançamento do livro e, na ocasião, disse que o Governo do Estado continuará apoiando a ação. “Sabemos da importância desse dicionário para a comunidade surda. Então, em nome do governador Rafael Fonteles, seguiremos dando total apoio a esse projeto”, destacou o secretário.

O material conta com pesquisadores do Piauí, de Londres e do Rio de Janeiro, e foi distribuído gratuitamente para a população de Várzea Queimada. Em breve o material também será disponibilizado de forma on-line.

Foto: Reprodução/Secom Piauí