A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria da Administração (Sead), por meio Escola de Governo; e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizaram, nesta quarta-feira (6), o encerramento da primeira etapa do curso Entenda Minhas Mãos, projeto que vem capacitando servidores estaduais em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O objetivo do projeto é ensinar Libras aos servidores do Estado, preferencialmente aqueles que trabalham com atendimento ao público, para que possam atender pessoas surdas que procuram ou trabalham nos órgãos públicos.
A etapa inicial teve início com a oferta de três turmas do curso de Libras, capacitando 46 servidores de diversos órgãos estaduais. A capacitação teve carga horária de 120 horas, sendo 60 horas de teoria e 60 horas de atividades práticas presenciais ou remotas.
Renata Couto, uma das professoras, disse que hoje foi concluído o curso básico, mas que haverá continuidade com o nível intermediário em 2024. “Foi maravilhosa a oportunidade de poder repassar meus conhecimentos e experiência, de ver que os alunos apresentaram um bom desempenho e se sentiram motivados a continuar. Porém, é muito importante frisar que o curso não os qualifica como intérpretes, somente a ter um primeiro contato com os surdos ao chegarem aos seus ambientes de trabalho”, comenta a docente.