Nesta quarta-feira (6), a testagem para diagnóstico de HIV foi intensificada na Unidade Básica de Saúde- UBS Queimadinha. Durante toda manhã, a comunidade recebeu orientações e foi feito o rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis. A ação faz parte da campanha Dezembro Vermelho, promovida pela Prefeitura de Feira.
Segundo a enfermeira referência técnica em HIV da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vanice Venas, os pacientes tiveram acesso a testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C, aferição de pressão arterial e glicemia, além dos atendimentos clínicos. O evento contou com o suporte da Vigilância Epidemiológica e estudantes de enfermagem.
“A campanha faz parte de uma mobilização em todo o país que tem por objetivo chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, a assistência e a garantia dos direitos das pessoas que foram infectadas pelo vírus do HIV. A meta do Ministério da Saúde é zerar a transmissão vertical, que ocorre de mãe para filho na gestação, até 2030”, destacou.
A enfermeira ainda ressalta a importância do fortalecimento das ações de vigilância. “O trabalho de combate a esse vírus ocorre todos os meses, mas é ampliado agora por conta da campanha. Além das testagens, temos investido na capacitação dos profissionais que atuam na ponta e estão em contato direto com a comunidade. Por consequência, observamos um aumento dos casos que é resultante desse processo”, frisou.
Neste ano, 313 pessoas foram diagnosticadas com a doença em Feira de Santana. Os dados foram coletados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da SMS. Atualmente 3.914 pacientes fazem o tratamento no Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis.