Saúde Bahia
Coral Allegro apresenta-se na última edição da Campanha Cantando por Vidas na Hemoba, neste sábado (9)
Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. O post Coral Alleg...
07/12/2023 11h43
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

A última edição do ano da Campanha Cantando por Vidas será com a apresentação do Coral Allegro, no próximo sábado (9), às 11h30, na sede da Hemoba, em Salvador. A campanha, promovida pelo Instituto Baiano de Arte, Cultura e Humanidade (IBACH) em parceria com a Fundação, objetiva divulgar e estimular a doação voluntária e regular de sangue através da música. Desde maio, um sábado por mês, estiveram presentes no Hemocentro Coordenador vários grupos corais da capital baiana, tais como: Coral Ecumênico da Bahia (Maestro Ângelo Rafael), Coro Comunitário Neojiba (Maestro Angelo Rafael), Coral do Mosteiro de São Bento (Maestro Vinícius Ferraz), Coral Pentágono (Maestro Carlos Veiga Filho), Coral da Igreja Batista Nazareth e Coral do Colégio Antônio Vieira (ambos regidos pelo Maestro Jean Prado).

O Coral Allegro, formado em 2017 por Poliana Monteiro, graduada em Canto pela Ufba, fecha a Campanha Cantando por Vidas em 2023 com um repertório de qualidade e acessível a todos os públicos. Em Salvador, o grupo tem se apresentado em vários encontros de corais e eventos natalinos. Já o Ibaché uma organização social sem fins lucrativos, formada por voluntários que desenvolve projetos e ações educativas através das artes, da cultura e atividades sociais que promovem a inclusão social. “Agradecemos o Ibach por esta linda campanha e também a todos os corais que se apresentaram na Hemoba para divulgar e estimular a doação de sangue. Uma grande colaboração, já que para atender a demanda das unidades hospitalares do estado no tratamento dos pacientes, dependemos basicamente da solidariedade dos nossos doadores voluntários”, declarou Margarete Mascarenhas, coordenadora do setor de Captação da Fundação.

Foto: Divulgação/GOVBA

Unidades de atendimento

Confira os horários de atendimento das unidades fixas: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/Hemoba