A tecnologia de prontuário eletrônico AGHUse, usada nas unidades de saúde da rede estadual, está em vias de ser exportada para todo o país. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi convidada para apresentar o projeto de gestão em reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), na terça-feira (12), em Brasília.
“Quase todos estados querem o AGHUse. O objetivo é que a Bahia possa apoiar os estados que tenham interesse em fazer o processo de implantação do sistema sem custo. Os estados que fizerem o acordo de cooperação técnica podem participar dos treinamentos que fazemos para as unidades e entender como se dá a implantação da tecnologia nelas. E aí eles vão ter a expertise para implantar o AGHUse no estado deles”, explica Diego Daltro, coordenador geral da Coordenação de Gestão de Sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS/Sesab), que esteve na capital federal.
O AGHUse, que começou a ser implantado na Bahia em 2018, após acordo com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, pode ser utilizado para diversas complexidades das unidades, tanto para parte administrativa como na parte assistencial.
“O código é gratuito por ser open source. Então, o sistema não tem custo. Os estados que quiserem ter o AGHUse só têm uma obrigação: ajudar a melhorar o sistema! Então, isso gera uma comunidade e conseguimos ter um prontuário único efetivamente”, garante Daltro. Quem saiu na frente foi o Mato Grosso, cujos representantes estiveram na Sesab no final de agosto para treinamento e mais conhecimento, e já assinou a cooperação com a Bahia.
O sistema
O AGHUse é um sistema que permite registrar os processos administrativos, assistenciais e de apoio à assistência de forma integrada. Com ele, é possível padronizar as práticas das unidades de saúde e alimentar indicadores estaduais, o que facilita a criação e melhoria de programas públicos estaduais.
No módulo assistencial, o software contempla o paciente desde a sua entrada na unidade, podendo criar ou não um prontuário eletrônico. Nele é possível especificar as informações clínicas do paciente, englobando todos os atendimentos realizados no hospital, classificados por tipo de informação: internações, cirurgias, exames realizados, procedimentos e diagnósticos. Já a seção de internação contempla gestão de leitos, transferência de pacientes, alta administrativa, entre outros itens
Além disso, o AGHUse dispõe dos módulos assistenciais para ambulatórios, emergência, perinatologia, cirurgias, procedimento diagnóstico e terapêutico, prescrição médica e de enfermagem, controles do paciente, anamnese e evolução, exames, farmácia, controle de infecção, sessões terapêuticas, certificação digital, transplantes, nutrição, dentre outros.
No módulo administrativo se faz a gestão de faturamento, custos, compras, estoque, financeiro, investimento, patrimônio, ordens de manutenção, projetos de pesquisa e análise de dados.
Fonte: Ascom/Sesab