Pela primeira vez, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) se reúne com representantes de escolas privadas da Bahia, que ofertam ensino básico e técnico, com a proposta de alinhar as políticas e práticas educacionais com as necessidades da comunidade escolar, atendendo às expectativas da sociedade em preparar os alunos para o futuro. Com o tema ‘Diálogo para a excelência e para inclusão educacional’, o debate alicerçado pelas normas do órgão colegiado acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, com a previsão de receber mais de 1 mil mantenedores, professores, pedagogos, coordenadores, diretores e gestores educacionais dos 27 Territórios de Identidade do estado.
A partir do setor educacional que está em constante evolução e das instituições privadas que, muitas vezes, estão na vanguarda da inovação educacional, o encontro vai promover o debate e a transparência acerca das normativas educacionais e da participação democrática, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências, além de mudanças no cenário educacional. A colaboração vai oportunizar às instituições conhecer, aprender e esclarecer dúvidas, bem como expressar suas preocupações, ideias e opiniões acerca das normas estabelecidas para os integrantes do Sistema Estadual de Ensino; e o Conselho poderá identificar áreas de melhoria e ampliação do debate, resultando em normativas mais eficazes e relevantes, que beneficiem a educação plural em toda a Bahia.
O presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel Nacif, acredita que a colaboração entre o CEE-BA e as instituições privadas é essencial para garantir o sucesso do Sistema Estadual de Ensino e para que as políticas educacionais estejam em sintonia com a realidade educacional de todo o Estado. “O diálogo esclarece as dificuldades de interpretação das normas e suas implementações no âmbito das unidades privadas, que estão sob a jurisdição deste CEE. A importância desta parceria ficou nítida durante a pandemia ocasionada pela COVID-19, em que o Conselho estabeleceu o Regime Remoto de Ensino, orientando as instituições privadas de ensino e garantindo aos estudantes a continuidade dos estudos durante o período emergencial. O mundo pós-pandemia precisa se reencontrar com o Estado de maneira fática, de forma a se restabelecer a importância de alinhar a conduta das instituições com as normas deste CEE”.
As atividades acontecerão na terça-feira (12), a partir das 8h30min, com a mesa de boas-vindas composta pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela secretária da pasta, Adélia Pinheiro; e com a palestra de abertura e mesas temáticas segmentadas em educação básica e educação profissional. Na quarta-feira (13), das 8 às 12h, o debate é sobre o Novo Ensino Médio (NEM).
Fonte: Ascom/CEE-BA