Geral Geral
Feirart reúne mais de 800 artesãos e produtos de todo o estado na praça Luiza Távora
Renda, couro, fibra vegetal, argila e várias outras tipologias estarão à venda na 63ª edição da Feira de Artesanato da Ceart (Feirart). O evento ac...
12/12/2023 11h53
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Renda, couro, fibra vegetal, argila e várias outras tipologias estarão à venda na 63ª edição da Feira de Artesanato da Ceart (Feirart). O evento acontece entre os dias 14 e 17 de dezembro, das 17h às 22h, na Praça Luíza Távora, em Fortaleza, com produções de 814 artesãos pertencentes a associações, grupos produtivos e individuais de todo o Estado.

A tradicional feira é promovida pela Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), e acontece com o objetivo de apoiar a comercialização da produção artesanal cearense. “A Feirart já é um evento consolidado no calendário do nosso artesanato. É uma possibilidade de aproximarmos artesãos e artesãs do público consumidor, aumentando as vendas e valorizando o artesanato”, destaca a secretária da Proteção Social, Onélia Santana.

Durante os quatro dias, os visitantes terão acesso, também, a peças de 60 artesãos do Litoral Leste, Litoral Oeste, região do Cariri e Capital, selecionados por edital. A abertura acontece na próxima quinta-feira (14), a partir das 17h, e contará com programação infantil do Espaço Mais Infância e apresentação das crianças do Circo Escola. Na ocasião, também serão divulgados os vencedores do 26º Concurso de Presépio Artesanal, com as premiações que vão de R$ 8 mil a R$ 3 mil para as cinco primeiras posições.

“Essa é uma feira do Programa do Desenvolvimento Sustentável Inclusivo do Ceará, desenvolvido pelo Governo do Ceará com o objetivo de ampliar a visibilidade e a valorização do nosso artesão cearense, proporcionando mais vendas e fortalecendo o nosso setor do artesanato”, acrescenta a coordenadora do Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

O evento contará, ainda, com o Espaço da Gastronomia, com a Cozinha ao Vivo Colaborativa, realizada em articulação com o Mercado AlimentaCE e a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco; e Espaço Gastronômico, formado por 10 expositores com produtos veganos, mexicanos, acarajés, sorvetes, chopes artesanais, entre outros. Além disso, serão ofertadas diariamente oficinas gratuitas Ceart, para o público participante.

A feira será ambientada e decorada com rendas do Ceará, dando destaque para as rendeiras da Prainha. Três delas estarão na Exposição RendaCE, e seis na Galeria Ceart. O espaço conta, ainda, com a Exposição da Árvore de Natal da Ceart, feita com rendas de bilros, em homenagem às rendeiras de todo o Ceará.

Como parte da programação dos quatro dias da Feira, também acontece a arrecadação de brinquedos para o Natal Ceará sem Fome, destinada às crianças atendidas pelas Cozinhas do Programa Ceará Sem Fome.

Programação

Quinta-feira (14/12)

17h00 – Início da Feira

18h00 – Oficina Ceart

18h30 – Solenidade De Abertura Oficial Da 63a Feirart

– Abertura Oficial

– Apresentação Da Exposição Renda CE e da Árvore de Natal Ceart

– Divulgação e entrega simbólica da premiação do Concurso do Presépio Ceart

19h00 – Cozinha Ao Vivo Colaborativa

20h00 – Show

22h00 – Encerramento

Sexta-feira (15/12)

17h00 – Início Da Feira

18h00 – Oficina Ceart

19h00 – Cozinha ao vivo colaborativa

19h30 – Oficina Ceart

20h00 – Show

22h00 – Encerramento

Sábado (16/12)

17h00 – Início

18h00 – Oficina Ceart

19h00 – Cozinha ao vivo colaborativa

19h30 – Oficina Ceart

20h00 – Show

22h00 – Encerramento

Domingo (17/12)

16h00 – Início

18h00 – Oficina Ceart

19h00 – Cozinha ao vivo colaborativa

20h00 – Encerramento