A Auditoria Geral do Estado (AGE), órgão vinculado à estrutura da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), recebeu, nesta segunda-feira (18), a visita técnica de equipe da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (SETC) do Estado de Sergipe. Liderada pela secretária da pasta, Silvana Lisboa, o grupo participa até esta terça (19) de encontros para troca de conhecimentos e experiências na área do controle interno. A equipe de Sergipe também conhecerá a Ouvidoria Geral do Estado, órgão vinculado à Secretaria de Comunicação.
Durante a visita, o auditor Geral do Estado, Luís Augusto Rocha, apresentou as macrofunções do controle interno e falou sobre as interlocuções externas com outros órgãos do Estado, como a Ouvidoria Geral, a Corregedoria Geral, a Procuradoria Geral e o Tribunal de Contas. Ele explicou ainda como funciona a estrutura organizacional da AGE, e destacou outros pontos relevantes das ações estratégicas da Auditoria Geral do Estado, como o Guia Referencial dos Controles Internos (GRCI), o Programa de Gestão de Riscos (PGR) e o Portal da Transparência.
“Na pauta do encontro estão apresentações e discussões sobre todas as áreas de atuação da AGE, possibilitando uma rica troca de experiências, compartilhando os nossos projetos positivos e também conhecendo a experiência deles, possibilitando o aprimoramento da atuação de ambos os órgãos”, destacou Luís Augusto.
A Secretaria de Transparência sergipana compõe a estrutura organizacional do Poder Executivo daquele Estado como órgão central do sistema estadual de controle interno. A secretária Silvana Lisboa explicou que a Secretaria está sendo reestruturada e também passa, no momento, pela implantação do Profisco – Programa de Modernização da Gestão Fiscal. “Com essas visitas técnicas, pretendemos adaptar os conhecimentos adquiridos aqui à nossa realidade, no Estado de Sergipe”, afirmou.
AGE Bahia
Durante a visita, a Auditoria Geral do Estado da Bahia apresentou os eixos de sua atuação, que tem como pilares o aprimoramento da gestão pública por meio da auditoria interna governamental, o fortalecimento do controle interno e a ampliação da transparência pública. Os objetivos estratégicos da auditoria retratam uma visão mais ampla do papel da AGE como órgão central do sistema de controle interno. A AGE tem por finalidade regimental realizar a análise dos atos e fatos administrativos e financeiros dos órgãos e entidades da administração direta e indireta, em conformidade com a legislação vigente.
Também tema do encontro com Sergipe, o Portal Transparência Bahia (transparencia.ba.gov.br), administrado pela Gerência de Controle Preventivo e Transparência (Gepre) da AGE, é a principal ferramenta de atendimento aos requisitos da Lei de Acesso à Informação, e passou recentemente por ampla remodelação gráfica e tecnológica, ganhando leiaute mais dinâmico, interativo e de fácil navegação, além de nova tecnologia para apresentação dos dados.
Fonte: Ascom/Sefaz-BA