Devido ao feriadão de virada do ano, a Secretaria Municipal de Saúde informa que somente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Policlínicas Municipais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vão realizar atendimentos, 24h sem interrupção, de sábado (30) até segunda-feira (1).
A coordenadora das unidades de média complexidade, Vera Lúcia Galindo, destaca que toda a equipe está preparada para atender às demandas recorrentes desta época e orienta que a população procure as UPAs e policlínicas em situações de urgência ou emergência.
“São consideradas situações de emergência caso ou suspeita de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, hemorragia, pneumonia com falta de ar, febre acima de 38.9, úlcera na perna com necrose ou falta de sensibilidade. Nessas circunstâncias, é necessário procurar atendimento de forma imediata”, explicou.
Já os casos de urgência são tidos como situações que não apresentam risco de vida, mas que precisam de atendimento rápido, com tempo de espera mínimo para não que sofram complicações, a exemplo de fraturas, luxações ou cortes profundos sem hemorragia grave, crise de asma sem falta de ar grave e transtornos psiquiátricos, dor na barriga com muita intensidade.
É importante lembrar que o SAMU deve ser acionado somente em casos de emergência médica, quando a vida ou a saúde da pessoa estão em risco. Para outras situações, é recomendável atendimento em um pronto-socorro.