Geral Paraíba
Semas realiza visita técnica no recife de corais do Seixas para conhecer o projeto de restauração ecológica de corais
A secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, e a equipe técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade...
29/12/2023 11h06
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba

A secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, e a equipe técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizaram uma visita técnica no recife de corais do Seixas, que fica localizado na Praia do Seixas, em João Pessoa. A visita foi elaborada pela equipe do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (Preamar) e teve como objetivo apresentar o design experimental da restauração ecológica de corais que vem sendo realizado na área.

Durante a visita, foi possível observar de perto o design experimental e os resultados das ações de restauração dos corais, através de equipamentos específicos para mergulho, que permitem uma visão clara e subaquática dos ecossistemas marinhos.

A secretária Rafaela Camaraense destacou a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável do estado. “O recife do Seixas é um patrimônio natural que precisa ser preservado e valorizado. Com as estruturas artificiais, passamos a criar condições para que os corais se recuperem e se tornem mais resistentes às mudanças climáticas e à poluição”, afirmou.


Para o gerente executivo de fauna, Juan Mendonça, o projeto proporciona o crescimento econômico da comunidade e promove o turismo local. “O Preamar chega com uma perspectiva muito positiva. Além do trabalho de recuperação de corais, ele favorece a pesca artesanal que é vital para pescadores locais, ao mesmo tempo que promove o turismo náutico e subaquático, influenciando assim na esfera social e econômica, o que promove para a Paraíba um projeto de desenvolvimento sustentável com participação comunitária”, destacou.

Em janeiro deste ano, o governador João Azevêdo assinou um acordo que destinou um investimento de R$ 2,5 milhões para que o projeto desenvolvesse ações com o objetivo de fomentar o turismo náutico e subaquático e colaborar com o manejo da pesca na Paraíba. O programa terá duração de quatro anos e tem como meta o lançamento de 10 mil blocos de recifes artificiais, possivelmente em 10 pontos da plataforma continental rasa do estado. As áreas serão definidas após a realização de estudos ambientais com a participação dos segmentos ligados ao turismo, pesca e navegação. Além disso, será definida uma área para mergulho temático e realizadas técnicas de restauração ecológica dos ambientes coralíneos naturais. Também estão previstos o desenvolvimento de um programa de Educação Ambiental transversalizado e curricularizado e a produção de ciência e inovação durante o monitoramento ambiental em parceria com as ICTs da Paraíba.

A visita ainda contou com a participação do gerente executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira, Thiago Silva, que destacou a importância desse projeto para a conservação e biodiversidade marinha do estado da Paraíba. “Ver o trabalho de recuperação dos corais associado à percepção in loco dos efeitos negativos das mudanças climáticas, especialmente aquelas que ocorreram em 2020, que levaram ao embranquecimento do coral, e também as ações de recuperação do Preamar nos mostra qual o caminho que devemos seguir para o próximo ano. Fortalecer e se inserir nesse projeto desenvolvido com instituições tão importantes é fundamental para que possamos contribuir com a conservação e a biodiversidade marinha do nosso estado”, disse o gerente.


A iniciativa contou com a presença de autoridades, como o Procurador da República (MFP), João Raphael; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba Cinep, Rômulo Polari; a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta; e representantes do IFPB, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), da Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU-PB) e outras entidades relacionadas.


Sobre o Preamar: O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (Preamar) é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Ação (InPact) em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e outras instituições, que visa promover a restauração ecológica dos recifes de corais do Seixas, em João Pessoa. O projeto consiste na implantação de estruturas artificiais de concreto, que funcionam como substratos para o crescimento dos corais e atraem diversas espécies de peixes e invertebrados. O objetivo é aumentar a diversidade e a produtividade biológica dos recifes, além de mitigar os impactos causados pelo turismo, pela pesca e pela poluição.