O processo de transformação digital no Piauí já tem resultados concretos. Por meio da tecnologia, muitas ações proporcionam facilidade no dia a dia dos piauienses. Com o Gov.pi Cidadão, plataforma digital desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí - Etipi, cem serviços públicos passaram a ser ofertados de forma on-line e segura.
Um desses serviços é a emissão da Carteira de Identificação do Autista, que após ser disponibilizada no Gov.pi Cidadão, zerou a fila de solicitações presenciais junto à Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência - SEID. Desde o lançamento da plataforma, no mês de setembro, foram realizadas 681 solicitações para a carteirinha de forma digital.
De acordo com a Coordenadora da Carteira de Identificação do Autista na Seid, Lidiane Marques, a redução das filas foi significativa para os usuários. "Desde a implantação da plataforma, nós tivemos um saldo bastante positivo, somente na capital 99,9% das solicitações foram realizadas por meio do aplicativo. Essa plataforma é importante, pois garante aos usuários o acesso de forma fácil, rápida e segura aos serviços que são ofertados pelo Governo do Piauí”, disse.
Para o presidente da Etipi, Ellen Gera, esse dado reforça que a inovação pode simplificar processos e promover uma sociedade mais inclusiva, onde a tecnologia é aliada na busca por um serviço público mais eficiente e acessível a todos.
“Dentro de um programa de transformação digital, o estado já celebra grandes avanços e, nessa perspectiva, o Gov.pi Cidadão auxilia a eliminar as filas de atendimento, permitindo que o cidadão, de casa, acesse a plataforma e solicite aquele serviço que deseja. Vamos trabalhar forte para que, gradativamente, as pessoas troquem a jornada presencial pela facilidade dos serviços digitais na palma da mão”, afirmou o presidente da Etipi, Ellen Gera.
O que é esse serviço?
O serviço digital "Solicitar Carteira de Identificação do Autista" é um recurso disponível no Estado do Piauí que possibilita a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) obterem uma Carteira de Identificação específica. Essa carteira garante o direito a atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Além disso, ela desempenha um papel importante ao promover a inclusão social das pessoas com TEA.
Quem pode utilizar?
Cidadão piauiense que dispõe de laudo médico indicando o espectro autista.
Etapas para a realização deste serviço
1) Faça o login no Gov.pi Cidadão
O login é a primeira etapa para o acesso aos serviços digitais oferecidos pelo Gov.pi Cidadão. Você pode acessar o Gov.pi Cidadão por meio do site ou do aplicativo. Para usar o aplicativo, basta baixar o app Gov.pi Cidadão na Play Store ou na App Store. Faça o login pelo Gov.br ou pelo ID Piauí.
2) Preencha o formulário eletrônico
Preencha o formulário eletrônico inserindo nos campos em branco os dados solicitados.
3) Adicione os documentos necessários
Anexe os documentos necessários para a comprovação do benefício:
RG (frente e verso)
01 (uma) foto 3x4
Laudo médico
Comprovante de residência atual
Exames complementares
4) Acompanhe a sua solicitação
Após o envio das informações e documentos, você poderá acompanhar a sua solicitação através do Gov.pi Cidadão. O envio das informações e documentos é suficiente para a execução da solicitação. Na própria página aparecerá se a solicitação está em análise ou se já está aprovada. Assim que aprovada, o seu documento também estará disponível na página deste serviço.