Desde 2023, o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) tem se empenhado em modernizar e agilizar seus processos, visando tornar mais acessíveis os serviços oferecidos aos cidadãos. E, em breve, em uma iniciativa conjunta com a Secretaria da Administração (Sead) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), os cidadãos poderão usufruir de benefícios como o peticionamento eletrônico e a pesquisa de processos, simplificando procedimentos administrativos.
Essa parceria entre o Interpi e a Sead é viabilizada pela Gerência de Interoperabilidade de Soluções, que está à frente do desenvolvimento da API SEI. Essa ferramenta tecnológica impulsiona a automatização de funções no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em diversas instituições públicas. O resultado é uma significativa redução no tempo de tramitação e a prevenção de possíveis erros associados a processos manuais.
Jonatas Soares, gerente de Interoperabilidade de Soluções da Sead, destaca a importância dessa parceria, evidenciando como a tecnologia pode ser aliada para agilizar e aprimorar procedimentos. "A automatização dos processos, proporcionada pela API SEI, não apenas acelera o fluxo de trabalho, mas também reduz a probabilidade de erros frequentemente associados a abordagens manuais. Além disso, a plataforma oferece a facilidade de acompanhar on-line o andamento dos procedimentos, promovendo transparência e reforçando a segurança nas etapas de regularização", enfatiza.
Já o diretor de Sistemas e Inteligência Geoespacial do Interpi, Alan Soares, ressalta que o objetivo agora é expandir o uso dessa tecnologia, possibilitando o requerimento eletrônico de serviços do órgão por meio do aplicativo Gov.pi. "Estamos buscando essa parceria para aprimorar nossos serviços, tornando o acesso mais ágil. Planejamos implementar no aplicativo Gov.pi à funcionalidade de solicitar o título de terra, proporcionando uma maneira mais fácil para os beneficiários. Nossa expectativa é alcançar resultados expressivos, promovendo a segurança jurídica e contribuindo para garantir o direito à terra de forma eficiente", explica Soares.
Sistema API SEI
API é uma interface de programação de aplicações que possibilita interoperabilidade entre os sistemas, uma característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar).
No caso do SEI, ele vai facilitar a tramitação de documentos e a comunicação entre as unidades. Além disso, a API permite a automação de relatórios, ou seja, a geração automática de demonstrativos de resultados de sistemas externos ao SEI, possibilitando a integração de informações e o aumento da eficiência na gestão de documentos.