Uma equipe da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) realizou nesta sexta-feira (12) um trabalho preventivo e educativo na Feira do Livro Usado que acontece no estacionamento da Prefeitura. Em vários stands estão sendo comercializados livros usados com preços acessíveis.
Na ação, os livreiros receberam algumas orientações e uma cartilha do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O PROCON esteve presente para garantir que as regras neste tipo de venda sejam cumpridas, como a proibição de comercializar livros novos ou de professor.
O superintendente do PROCON, Maurício Carvalho, explica sobre o trabalho educativo realizado pelo órgão nesta manhã (12).
“A Feira do Livro estimula os representantes, os pais, as mães dos alunos, sobre a possibilidade de fazer uma compra mais em conta, uma troca, e isso é muito importante para a educação. Nós estamos aqui visitando cada stand, distribuindo um auto de confirmação de visita e fazendo alguns esclarecimentos sobre a não comercialização de livro de professor e nem de livro novo. Ou seja, aqui realmente é comercializado livro usado”, explica.
EXPECTATIVA
No stand da professora Jussara Bacelar, que comercializa livros didáticos de escolas particulares, o movimento da clientela começou a crescer.
“O movimento está começando a aquecer, por conta que os pais já estão voltando das férias, ou seja, os pais que estão viajando já estão retornando, então as vendas estão esquentando. E alguns livros nem temos mais aqui no stand para vender. Livros de nono ano e ensino médio são os mais procurados”, disse entusiasmada.