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Balcão Virtual da Sefaz-BA ultrapassa a marca de 160 mil atendimento até 2023
A dinâmica de atendimento respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro di...
12/01/2024 19h01
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

Ferramenta que ajuda os contribuintes baianos a solucionarem suas dúvidas referentes aos serviços do fisco estadual, o Balcão Virtual, canal de atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), ultrapassou em 2023 a marca de 160 mil atendimentos, facilitando o acesso a informações e solução de problemas. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, a plataforma possui 67,6% dos atendimentos registrados com a pontuação 5, considerada ótima na pesquisa de satisfação.

O atendimento remoto funciona a partir da interação por videoconferência entre a equipe de atendentes da Sefaz-BA e é um serviço personalizado que pode ser acessado por meio de canal on-line disponibilizado no sefaz.ba.gov.br . A comunicação com os atendentes se dá por meio do aplicativo de comunicação Microsoft Teams, que pode ser acionado via computador, notebook, celular ou tablet.

Foto: Reprodução/Secom Bahia

Em 2023 a Emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) liderou o ranking de serviços mais solicitados, com mais de 29 mil atendimentos. Orientações relacionadas à legislação tributária estadual no canal exclusivo de Plantão Fiscal registraram mais de 26 mil atendimentos. As orientações sobre Nota Fiscal Avulsa (NFA) acumularam uma média de 19 mil atendimentos e a emissão de IPVA teve mais de 11 mil solicitações.

Com uma média de 500 atendimentos diários, que duram entre seis e sete minutos, o serviço integra o projeto Sefaz 100% Digital, que foi implantado durante a pandemia de Covid-19, expandindo os canais de atendimento à população de forma rápida e prática.
“O objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisa ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams”, explica o diretor de Atendimento da Sefaz-Ba, Moisés Piropo Júnior.

Como acessar

A única exigência para a utilização do Balcão Virtual é que o usuário, antes de entrar na sala, baixe gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais – Apple Store ou Google Play – no smartphone. O acesso à plataforma do Balcão Virtual ocorre a partir das 8h da manhã, quando começa o ordenamento da fila virtual. A ferramenta está disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30, exceto nos feriados.

A dinâmica de atendimento respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador. O tempo médio de espera na fila virtual é de seis minutos.

Sigilo

O Balcão Virtual da Sefaz-BA é um serviço personalizado, que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo dos procedimentos. O contribuinte tem 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual.

Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados, caso o atendente considere necessário. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário. Qualquer cidadão, contribuinte ou não do estado da Bahia, pode acessar o serviço, independentemente de sua localização.

Ascom/Imprensa/Sefaz-BA