Nesta quarta-feira (24), 16 pacientes internados na Unidade de Pronto Atendimento- UPA Queimadinha superlotaram o local que dispõe de 14 leitos. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a população, em situação de urgência e emergência, dê prioridade na procura de outras unidades e policlínicas.
Na cidade, ainda mais 13 pessoas aguardam transferência para uma unidade hospitalar . As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.
Além dos pacientes que esperam na UPA Queimadinha, quatro aguardam na UPA Mangabeira, um no Hospital da Mulher e oito nas policlínicas municipais: Feira X (1), Parque Ipê (3) e George Américo (4).
Entre os casos que chamam a atenção está o de uma mulher que sofreu embolia e trombose venosa e espera transferência há quatro dias na Policlínica do George Américo. Nas Unidades de Pronto Atendimento, uma idosa com pneumonia está há 11 dias aguardando a remoção para um local de alta complexidade a fim de receber o tratamento adequado.
REGULAÇÃO ESTADUAL
O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.
Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.
Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.