A campanha do Ministério Público do Estado da Bahia para o Carnaval de 2024 foi lançada hoje, dia 01, pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti. Com o mote, “Se tem respeito, tem folia. Conte com o Ministério Público da Bahia para garantir a sua alegria”, a campanha visa o respeito à diversidade, à proteção de mulheres, crianças e adolescentes, idosos, e o combate ao racismo e à intolerância religiosa. Durante o período de Carnaval, de 8 a 14 de fevereiro, o MP atuará em regime de plantão, com atendimento presencial aos cidadãos das 8h às 20h, na sede localizada no bairro de Nazaré. A instituição também poderá ser acionada por meio do Disque 127 e do site atendimento.mpba.mp.br.
O Ministério Público também fará atendimento presencial no Centro Integrado da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, localizado na sede do Procon, na Avenida Carlos Gomes. Além disso, o MP atuará no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública e nas audiências de custódia e apresentação de menores autores de ato infracional. A programação do trabalho previsto para os dias da folia de momo foi apresentada pelo coordenador do plantão, promotor de Justiça André Lavigne, que destacou que a Instituição atuará em três frentes: proativa, preventiva visando à conscientização dos cidadãos e reativa.
Os trabalhos serão realizados por 19 promotores de Justiça e, aproximadamente, 40 servidores. Eles farão visitas institucionais e técnicas em centros de convivência de crianças e adolescentes, unidades de plantão dos Conselhos Tutelares e delegacias; inspecionarão pontos de triagem e armazenamento de materiais recicláveis coletados na folia; verificarão as condições de gerenciamento de resíduos sólidos nos circuitos e a destinação de efluentes líquidos de blocos, camarotes, banheiros químicos e das lavagens das ruas. Além disso, fiscalizarão a acessibilidade e condições estruturais de camarotes e outros equipamentos públicos e farão inspeções técnicas de unidades de pronto atendimento e hospitais. A atuação reativa será voltada ao recebimento de denúncias de irregularidades apresentadas pelos cidadãos para adoção das providências pertinentes.A campanha, bem como diversas ações de conscientização, será levada aos principais circuitos do Carnaval por meio das equipes
que estarão nas ruas. Eles farão a distribuição de peças como cartazes, ventarolas, tatuagens e também distribuirão pulseiras de identificação para crianças e adolescentes. Ainda segundo a coordenadora da Coordenadoria de Comunicação Social (Cecom), Daniela Cairo, que apresentou a campanha, serão reforçadas as campanhas de combate à exploração sexual infantojuvenil e à importunação sexual de mulheres, com o ‘Não é não!’. O MP também divulgará sua campanha em outdoors, spot de rádio, VT, paineis eletrônicos e nas redes sociais.Participaram também do evento de hoje a corregedora-geral, Cleonice de Souza Lima; a ouvidora Elza Maria de Souza; o chefe de Gabinete, Pedro Maia; e o subcoordenador do Carnaval, promotor de Justiça Adalvo Dourado; além de promotores de Justiça de diversas áreas de atuação.
Fotos: Humberto Filho