A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que trata de políticas públicas para a família e cria um mês comemorativo voltado ao fortalecimento da convivência familiar e comunitária.
A relatora, deputada Julia Zanatta (PL-SC), apresentou parecer favorável ao substitutivo da então Comissão de Seguridade Social e Família ao Projeto de Lei 18/20, do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR).
O texto original só criava o mês comemorativo em maio. Julia Zanatta mudou para dezembro. Além disso, o substitutivo estabelece uma série de diretrizes para as políticas públicas voltadas à família.
Segundo a proposta aprovada, é dever do Estado estabelecer políticas e serviços que atendam às especificidades e necessidades das famílias e possibilitem a efetivação do direito à convivência familiar e comunitária.
Princípios da nova política
As políticas públicas de fortalecimento dos vínculos familiares deverão obedecer aos seguintes princípios:
Objetivos
Devem estar entre os objetivos das políticas públicas, entre outros:
Diretrizes
Segundo o texto, são diretrizes para a implementação de políticas públicas de fortalecimento dos vínculos familiares, entre outras:
"Mês de Ouro"
O texto aprovado institui o mês de dezembro como “Mês Ouro”, de comemoração da família como berço da saúde individual e do tecido social.
Competirá ao Estado, especialmente durante o mês de dezembro, promover campanhas de celebração da família e de conscientização sobre a necessidade de fortalecimento dos vínculos familiares.
Próximos passos
O PL 18/20, que tramita em caráter conclusivo, poderá ser enviado ao Senado, se não houver recurso para votá-lo no Plenário da Câmara.
Mín. 22° Máx. 27°